CartaExpressa
O recado de Lula a Tarcísio em discurso sobre a economia brasileira
O presidente exaltou a melhora nos indicadores econômicos enquanto o governador de São Paulo estava na plateia
O presidente Lula (PT) comemorou, nesta sexta-feira 12, os bons resultados da economia brasileira. Em uma fala direcionada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente citou que todas as previsões negativas que foram divulgadas no começo do ano se provaram erradas.
“Todos os prognósticos contra a economia brasileira anunciados no início de janeiro não deram certo, Tarcísio. Tudo melhorou no mês de outubro”, disse durante o evento de lançamento do canal SBT News. Tarcísio, que é considerado um dos possíveis candidatos da direita contra Lula em 2026, estava na plateia.
Lula discursou pouco após Tarcísio, que usou seu tempo de fala para criticar o que chamou de “polarização” e disse que o Brasil precisa ‘mudar essa chave’.
“As pessoas às vezes se odeiam simplesmente porque pensam diferente. Logo aqui, no Brasil, o País do sincretismo, o País da tolerância, está na hora de mudar essa chave”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



