Política

O que se sabe sobre a operação policial na sede da Prefeitura de Goiânia

A Polícia Civil do município cumpre 32 mandados de busca e apreensão contra servidores e pessoas físicas nesta quarta-feira 20

Prefeitura de Goiânia — Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil de Goiás cumpre 32 mandados de busca e apreensão na prefeitura de Goiânia e na casa de servidores municipais na manhã desta quarta-feira 20. 

A Operação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) apura suspeita de fraude em licitações, modificação irregular de contratos, peculato, constituição de organização criminosa, corrupção ativa e passiva na gestão Rogério Cruz (Republicanos)

Os investigadores apontam que os crimes começaram a ser praticados em 2022, envolvendo a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Servidores e empresas teriam se unido para fraudar licitações e conseguir fechar contratos para construção das obras de recapeamento da malha asfáltica de Goiânia. 

Ao menos cinco licitações têm indícios de fraude e com elas foram fechados dez contratos em favor das empresas investigadas. Com o superfaturamento dos valores, eles teriam recebido mais de 50 milhões de reais.

A Polícia identificou ainda que a empresa falsificou uma certidão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para comercializar o produto de emulsão asfáltica. 

Ao todo foram deflagrados:

  • 25 mandados contra pessoas físicas;
  • 4 mandados em sedes de órgãos públicos municipais;
  • 3 mandados em sedes de empresas.

Também foram autorizadas medidas judiciais para o afastamento dos sigilos bancários e fiscais de 29 investigados, além da suspensão dos contratos com suspeitas de fraudes. 

Em nota, a Prefeitura de Goiânia informou que colabora com as investigações e “está contribuindo com o acesso de equipes de policiais aos locais que estão sendo visitados para coleta de equipamentos ou documentos”. 

Ao todo, 160 policiais civis e oito peritos criminais estão empenhados na operação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo