CartaExpressa

O que se sabe sobre a morte de um vereador e seu assessor no interior da Bahia

O carro que levava Gleiber Sousa e Diego Castro Reis foi atingido por tiros; até o momento, não há informações sobre motivação ou autoria

O que se sabe sobre a morte de um vereador e seu assessor no interior da Bahia
O que se sabe sobre a morte de um vereador e seu assessor no interior da Bahia
Foto: Reprodução - Redes sociais
Apoie Siga-nos no

O vereador do município baiano Santo Amaro, Gleiber Júnior (Avante), e seu assessor, Diego Castro Reis, foram mortos a tiros neste domingo 9 em uma propriedade rural pertencente à família do parlamentar, no interior do estado. A Polícia Civil investiga o caso e, até o momento, não há informações sobre a motivação ou os autores do crime.

De acordo com relatos prestados na Delegacia Territorial de Santo Amaro, um funcionário da fazenda estranhou marcas de bala na lateral do carro do vereador. A perícia confirmou os disparos e segue apurando as circunstâncias das mortes.

“Representantes das forças de segurança, incluindo as polícias Militar, Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), estiveram no local para os procedimentos iniciais”, informou a Polícia Civil em nota. CartaCapital procurou a corporação para atualizações, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Horas antes do crime, Gleiber compartilhou nas redes sociais imagens de uma confraternização com amigos na noite de sábado — evento do qual Diego também participou. Mais cedo, o vereador havia marcado presença na inauguração de uma loja em Feira de Santana.

Aos 37 anos, Gleiber Júnior cumpria seu primeiro mandato como vereador da cidade onde nasceu. Deixou uma filha. Ele tinha antecedentes criminais relacionados a posse indevida de propriedade, inadimplência e golpes em negociações de imóveis rurais.

Em sua conta pessoal no Instagram, ele se apresentava como pré-candidato a deputado estadual e presidente municipal do Avante em Santo Amaro. A pré-candidatura havia sido confirmada pela legenda em 15 de outubro. Na ocasião, ele declarou estar “muito confiante nessa caminhada” e defendeu a criação de “uma força do Recôncavo na Câmara Federal para ajudar os municípios da região”.

A Prefeitura de Santo Amaro decretou luto oficial de três dias pela morte do vereador. Em nota, a Câmara Municipal afirmou que Gleiber “exerceu seu mandato com dedicação, compromisso e zelo pelo povo santoamarense, deixando um legado de trabalho, respeito e amor por nossa cidade”.

O Avante também manifestou pesar. “Desejo força aos seus familiares e amigos, e que encontrem conforto neste momento de dor. Seu legado permanecerá vivo para sempre”, publicou o partido.

O velório de Gleiber Júnior e Diego Reis deve ocorrer em Santo Amaro, mas ainda não há confirmação sobre horário e local.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo