Política

O que se sabe sobre a discussão entre Gleisi Hoffmann e um influencer do MBL no aeroporto de Natal

O deputado Fernando Mineiro (PT-RN), que estava com ela no momento, saiu em sua defesa, dando com um tapa na mão do homem que fazia as filmagens para o influenciador; PF será acionada

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Ao chegar em Natal (RN) para cumprir agenda no final de semana, a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), foi abordada no aeroporto pelo influenciador Matheus Faustino, membro do Movimento Brasil Livre (MBL).    

Faustino esperava o desembarque da parlamentar, e, assim que avistou Gleisi, iniciou uma série de provocações gravadas em um vídeo. Ele questionava, por exemplo, o número de feminicídios registrados no País. A deputada, como se vê nas imagens, não respondeu. Após a negativa, o membro do MBL então aponta para a parlamentar e diz: “primeira senadora ré na Lava Jato”.

Diante da acusação, Gleisi, que foi absolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018, reage: “idiota”.

Nas redes sociais, após o episódio, a presidenta do PT afirmou ter sido atacada pelo homem. Ela diz também que levou o caso à Polícia Federal para investigações cabíveis:

“O elemento que me agrediu já é denunciado pelo Ministério Público por vários crimes cometidos nas redes sociais, e também por agressão a outras pessoas. Ele serve à essa turma bolsonarista. É um cachorro do fascismo, que usa esses métodos para tentar intimidar e constranger as pessoas”, disse ela na mensagem.

“Já acionamos a Polícia Federal e estamos tomando as medidas judiciais. Logo esse elemento terá de responder financeiramente a mim e criminalmente à sociedade”, finalizou.

Uma gravação publicada por Faustino, por sua vez, mostra somente o momento em que o deputado Fernando Mineiro (PT-RN) saiu em defesa de Gleisi e derruba o celular do homem que fazia as filmagens para o influenciador. Na sequência, o parlamentar puxa o braço do membro do MBL e o leva ao chão. Ao partir para cima do homem o deputado diz: “Fascista eu quebro no pau”. A briga, depois, parece apartada.

Em reação ao ocorrido, o fundador do MBL, deputado Kim Kataguiri (União-PR), afirmou, em rede social, que entrará com representação no Conselho de Ética contra o deputado do Rio Grande do Norte. 

“Ele tentou arrancar o celular da equipe do Faustino após questionar a Gleisi Hoffmann. Entrar em luta corporal contra cidadãos que estavam fazendo questionamentos não é condizente com a ética parlamentar, uma clara quebra de decoro”.

Nas redes sociais, Mineiro confirmou as vias de fato, mas alega ter agido em defesa da deputada, “vítima de ataques misóginos”.

“Hoje a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi, foi vítima de ataques misóginos por bolsonaristas no aeroporto de Natal. Eu estava lá para recebê-la e as provocações terminaram em agressões físicas. Não foi a primeira vez que esse grupo agiu dessa forma”, escreveu o parlamentar.

Ele alega que o autor dos ataques é o mesmo que hostilizou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, durante sua passagem pelo estado. Diz, então, não tolerar a repetição de agressões criminosas. Reforça, por fim, a informação de que levou o caso à PF.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo