Política

O que pode ser feito aos invasores do ‘Mulheres Unidas contra Bolsonaro’?

Hackers invadiram o grupo no Facebook, que chegou a ficar fora do ar. Reação nas redes fez subir as hashtags #MeuBolsominionSecreto e #EleNunca

Participantes se organizam para tomar as ruas de São Paulo no próximo dia 29 e protestar contra as ideias de Bolsonaro
Apoie Siga-nos no

Mais de 2,5 milhões de mulheres se uniram no Facebook para frear a candidatura de Jair Bolsonaro. E deixaram muita gente irritada. No último sábado 15 e domingo 16, hackers invadiram o grupo, alteraram o nome e a imagem para torná-lo favorável ao presidenciável. Com a ajuda do Facebook, as administradoras conseguiram recuperar o controle do grupo e mantê-lo no ar como era antes.

Pela lei brasileira, esses invasores podem ser punidos e até presos. O primeiro crime seria pela própria invasão do perfil. “Quando você se passa por outra pessoa já é um crime de falsa identidade. Se você acessa o perfil de outra pessoa, você já age como se fosse ele”, explica Jonatas Lucena, advogado especializado em crimes digitais. Não que a penas seja lá muito expressivas – rendem pagamento de cestas básicas.

Só que os invasores fizeram ainda mais. Administradoras do grupo afirmaram ao site Catraca Livre que o perfil de uma delas foi invadido na quinta-feira 13 e seus dados pessoais foram expostos. Outra administradora disse ter sido ameaçada via WhatsApp para que encerrasse o “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, recebendo inclusive uma mensagem com seus dados.

Leia também: Por que há mulheres que votam em Bolsonaro?

Nesse caso, a pena é bem pior. Segundo Lucena, essas atitudes se enquadram no crime de extorsão, que pode render de seis a dez anos de cadeia. Para isso, as administradoras precisam registrar um boletim de ocorrência e dar sequência ao processo. “O Facebook é obrigado a fornecer os dados desses invasores. Após essa quebra de sigilo, começa todo o processo na esfera penal”, diz o advogado. “Também li que  foram xingadas. Isso pode render outro processo por calúnia e difamação”, conclui.

Se a ideia era enfraquecer o grupo, os hackers não tiveram sucesso. Entre as participantes, todas se uniram no final de semana e deixaram a hashtag #EleNunca na liderança dos trending topics do Twitter. Na manhã desta segunda-feira 17 a bola da vez é #MeuBolsominionSecreto, que ironiza as incoerências dos fãs do candidato do PSL.

Veja alguns tweets:

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo