Política

O que fará o PDT na eleição presidencial de 2026, segundo Carlos Lupi

Os pedetistas controlam uma pasta – a Previdência – e esperam não ser atingidos por uma reforma ministerial

O que fará o PDT na eleição presidencial de 2026, segundo Carlos Lupi
O que fará o PDT na eleição presidencial de 2026, segundo Carlos Lupi
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Presidente licenciado do PDT, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou a CartaCapital que a tendência no partido é apoiar uma possível candidatura do presidente Lula (PT) à reeleição em 2026, mas indicou que a decisão ainda não está sacramentada.

A Previdência é a única pasta controlada pelos pedetistas, que não esperam ser limados por uma eventual reforma ministerial.

“Sendo ministro do Lula e o Lula sendo candidato, qual é a saída? Vamos ter que apoiar o Lula”, disse Lupi. “Agora, até 2026 é muita água vai rolar. Vamos ver se é essa a realidade. Hoje, se o Lula for candidato, vamos apoiá-lo.”

Principal obstáculo a alianças nacionais entre PT e PDT nos últimos anos, Ciro Gomes já afirmou que não disputará mais eleições, mas parte da base do partido incentiva o ex-ministro a concorrer novamente ao cargo.

Ciro buscou quatro vezes a Presidência da República e atingiu em 2022 seu pior resultado, com 3,04% dos votos, na quarta colocação. Confira o desempenho dele nos outros pleitos:

  • em 1998, pelo PPS, recebeu 10,97% dos votos, em terceiro lugar;
  • em 2002, novamente pelo PPS, teve 11,97%, na quarta posição; e
  • em 2018, já pelo PDT, conquistou 12,47% da preferência, na terceira colocação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo