Política

O que esperar do novo decreto de Lula sobre armas, a ser anunciado nesta sexta

A cerimônia em Brasília também contará com outros anúncios voltados à segurança pública

Brasília (DF), 20/07/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia em homenagem aos 150 de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica e considerado o Pai da Aviação. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula deve anunciar na manhã desta sexta-feira 21 um novo decreto sobre armas, a fim de reverter medidas de flexibilização adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro. Os detalhes finais do texto são acertados nesta quinta 20.

O petista se reuniu, em Brasília, com os ministros Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil).

Uma das novidades deve ser a retomada da regra a permitir o uso da pistola de calibre 9 milímetros apenas pelas forças de segurança. Em maio de 2019, Bolsonaro havia editado um decreto que liberava a compra de pistolas .40, .45 e 9 milímetros por quem tivesse o porte.

Flávio Dino já havia antecipado que o novo decreto de Lula derrubará a autorização para que clubes de tiro funcionem 24 horas por dia. Ele disse, ainda, que atiradores esportivos não terão aval para trafegar com a arma carregada quando estiverem se dirigindo a uma competição.

A tendência é que o governo anuncie que a Polícia Federal será responsável pela fiscalização dos clubes de tiro, atribuição que hoje cabe ao Exército. A PF também deve ter a responsabilidade de fiscalizar os registros de Caçadores, Atiradores e Colecionadores.

A cerimônia desta sexta ainda contará com outros anúncios voltados à segurança pública. Lula antecipará, por exemplo, a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para os estados.

O petista também editará um decreto para instituir o Plano Amazônia: Segurança e Soberania, com um investimento previsto de 2 bilhões de reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo