Política

Bolsonaro divulga longo comunicado sobre a sabatina de Lula no ‘Jornal Nacional’

O ex-capitão acusa TV Globo de ‘se vender’ a Lula: “É a esperança de dias melhores para a emissora”

Fotos: MARCOS SERRA LIMA / G1 / AFP
Apoie Siga-nos no

Em ‘comunicado oficial’ emitido nas suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou, nesta sexta-feira 26, a participação de Lula (PT) na sabatina do Jornal Nacional, da TV Globo, exibida na noite anterior.

No texto, bem mais longo do que o habitual, Bolsonaro revelou o incômodo com os questionamentos feitos pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos ao petista. Na visão dele, a dupla de jornalistas teria ‘aliviado o tom’ ao questionarem o ex-presidente por fazerem parte de uma emissora ‘vendida’ ao petista.

“Compreendo perfeitamente a Globo tratar melhor aqueles que estão dispostos a pagar mais. Eles são a esperança de dias melhores para a emissora”, diz o ex-capitão na publicação. “Nada mais coerente do que pegar mais leve. Estranho seria comigo, que fechei a torneira.”

Em seguida, Bolsonaro torna então a evocar a proposta de regulação da mídia feita recentemente por Lula. Ao tratar do tema, no entanto, distorce o objetivo da medida. Segundo diz no texto, o ex-presidente pregaria o fim da liberdade de imprensa com a promessa, algo que vai no sentido contrário ao proposto originalmente pelo petista. Bolsonaro então acusa então a Globo de estar sendo conivente com essa suposta censura em troca de ‘algumas moedas’.

“A garantia que a Globo e a imprensa de forma geral sempre terá comigo é de jamais defender o seu controle, como pretende o outro lado. Para quem ama e defende a liberdade, isso não tem preço”, escreve. “Mas hoje, infelizmente, muitos são capazes de entregá-la por algumas moedas de prata”, acusa em seguida.

Ainda em seu comentário sobre a sabatina, Bolsonaro aproveita para acusar a emissora de ‘promover perversidades’, citando pautas de costumes, como o ‘aborto’, ‘drogas’ e o que chama de ‘ideologia de gênero’.

Ao fim, o ex-capitão diz também que a emissora teria um tom mais crítico ao seu governo pelo simples fato de ter cortado verbas de publicidade. Na prática, no entanto, o governo federal segue investindo altos valores em propaganda do governo no canal de TV, tendo inclusive ampliado o montante neste ano eleitoral.

Segundo um levantamento do site UOL, de janeiro a junho deste ano, a despesa do Palácio do Planalto com a TV Globo foi de 11,4 milhões de reais, um aumento de 75% se comparado ao mesmo período do ano passado. O valor representa 41% do montante total destinado à compra de espaço publicitário na emissora (27,5 milhões de reais) em quatro anos de mandato.

Vale ressaltar ainda que este ano é o único no qual a Globo teve mais investimentos por parte do governo do que SBT e Rede TV, por exemplo. O ano eleitoral também marcou uma inversão no perfil das peças veiculadas. Ao todo, das 74 inserções feitas por Bolsonaro na Globo, 72 são classificadas como ‘institucionais’ e apenas duas como ‘utilidade pública’. Em anos anteriores, a prioridade era o oposto.

Os dados indicam que, apesar das críticas reforçadas na publicação desta sexta-feira sobre a sabatina de Lula, o governo de Jair Bolsonaro dobrou os gastos com publicidade na TV Globo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo