Política

O PT processa Bolsonaro por sugestão de “metralhar a petralhada”

O candidato do PSL usou um tripé de uma câmera de vídeo para simular uma metralhadora. “Vamos botar esses picaretas para correr do Acre”

Cena do vídeo
Apoie Siga-nos no

A coligação “O povo feliz de novo”, que reúne o PT, o PCdoB e o Pros, ingressou com uma representação criminal no Supremo Tribunal Federal contra o presidenciável Jair Bolsonaro, do PSL. A coligação também registrou notícia-crime por injúria eleitoral e incitação ao crime.

Durante um ato de campanha no Acre, Bolsonaro prometeu “fuzilar a petralhada toda aqui”, conforme registrado em vídeo, cuja autenticidade foi confirmada pela própria equipe do candidato. O deputado usou um tripé de uma câmera de vídeo para imitar uma metralhadora. 

Leia também:
Liminar do TSE suspende propaganda no rádio em que Lula aparece
As redes sociais enganam

O candidato prosseguiu: “Vamos botar esses picaretas para correr do Acre. Já que eles gostam tanto da Venezuela, essa turma tem de ir para lá (sic). Só que lá não tem mortadela, galera, vão ter que comer capim mesmo”. A assessoria de Bolsonaro afirmou tratar-se de uma brincadeira.

Segundo o PT e aliados, o candidato incorreu no crime de injúria eleitoral  – quando ocorre a ofensa à honra subjetiva de alguém durante a propaganda eleitoral, ou visando a propaganda -, ameaça e incitação ao crime de homicídio.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo