Política

O pontapé inicial na pré-candidatura de Haddad em São Paulo

O ministro da Fazenda é a aposta de Lula para enfrentar o governador Tarcísio de Freitas, favorito nas pesquisas

O pontapé inicial na pré-candidatura de Haddad em São Paulo
O pontapé inicial na pré-candidatura de Haddad em São Paulo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em 3 de março de 2026. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deve anunciar na próxima quinta-feira 19 sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Ele é a aposta do presidente Lula (PT) para enfrentar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que buscará a reeleição.

Não deve haver, porém, a divulgação de quem ocupará a vice de Haddad.

O ministro participará da 17ª Caravana Federativa, no Expo Center Norte, na capital paulista. O evento terá estandes e balcões de atendimento de ministérios, autarquias e bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o BNDES. Segundo o Palácio do Planalto, a iniciativa é voltada principalmente a prefeitos, secretários, vereadores e gestores de convênios.

A tendência é que Haddad confirme a pré-candidatura após o evento. No mesmo dia, ele deve acompanhar Lula em uma agenda na Universidade Federal do ABC.

O anúncio deve acontecer ao lado de Lula e da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MBD), que disputará o Senado por São Paulo em outubro — provavelmente por outro partido.

Haddad terá um desafio delicado pela frente: uma pesquisa Datafolha divulgada no último domingo 8 indica que Tarcísio venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno. O governador aparece com 15 pontos percentuais de vantagem sobre Haddad, 11 pontos sobre Geraldo Alckmin (PSB), 38 pontos sobre Márcio França (PSB) e 30 pontos sobre Tebet.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo