Política

O perfil de quem reprova Bolsonaro e de quem ainda o tolera, segundo pesquisa

Ex-capitão tem o pior desempenho entre mulheres e eleitores mais jovens; homens e eleitores de meia idade são os que mais aprovam o atual governo

Em Brasília, manifestantes pedem "Fora Bolsonaro". Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira 31, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o pré-candidato mais reprovado pelo eleitorado feminino e mais jovem, em especial na camada que tem entre 16 e 24 anos.

Já entre os que o toleram – quando a aprovação salta, mas não supera a reprovação – estão homens e pessoas de meia idade (45 a 59 anos).

Na região Centro-Oeste, Bolsonaro consegue inverter os índices, tendo avaliação positiva maior do que a negativa. Conheça os perfis:

Por gênero

51% das mulheres indicam reprovar o governo, que é bem avaliado por apenas 32% neste segmento. O volume é semelhante no quesito avaliação: 51% das eleitoras indicam a opção ‘ruim/péssimo’ para se referir ao governo e só 24% marcam ‘ótimo/bom’.

Homens, por sua vez, apontam uma maior tolerância ao mandato de Bolsonaro, com 43% indicando aprovação ao atual governo. O índice, no entanto, não supera o volume negativo, que conta com 53% do segmento.

Na avaliação, Bolsonaro vai um pouco pior, ainda assim, tem um desempenho melhor do que na pesquisa geral. Ao todo, 33% dos homens entrevistados dizem que o trabalho de Bolsonaro é ‘bom/ótimo’ e 49% apontam para a opção ‘péssimo/ruim’.

Por idade

As camadas mais jovens são também as que mais reprovam e pior avaliam o trabalho do presidente. Na faixa de quem tem entre 16 e 24 anos de idade, o ex-capitão tem 67% de reprovação, seu pior desempenho entre todos os segmentos. Na parcela logo acima (25 a 44 anos), Bolsonaro é desaprovado por 57%. Só 30% e 37%, respectivamente, indicam concordam com o atual presidente.

Na avaliação, Bolsonaro também não vai bem entre os mais jovens: 56% dos que têm entre 16 e 24 anos marcam a opção ‘péssimo/ruim’ para se referir ao governo e só 25% indicam o oposto. Na camada logo acima (25 a 44 anos), 56% também avaliam negativamente o trabalho de Bolsonaro e só 27% apontam para uma análise positiva para o ex-capitão.

A camada de eleitores de meia idade (45 a 59 anos) é a mais tolerante com Bolsonaro. Novamente, ele não consegue reverter as avaliações, mas tem melhora significativa no índice positivo com essa parcela do eleitorado. Ao todo, 35% marcam a opção ‘ótimo/bom’ para se referir ao seu trabalho e 43% apontam a opção contrária. O desempenho é ainda melhor para ele no quesito aprovação, quando empata os índices na margem de erro. Neste caso, Bolsonaro tem 44% de aprovação e 46% de reprovação ao seu governo.

Por região

O Centro-Oeste é a região onde Bolsonaro consegue inverter a lógica da pesquisa e ter um índice de aprovação maior do que o de reprovação. Nesta camada, o ex-capitão tem 47% de eleitores que gostam do seu governo, ante 42% que rejeitam.

A avaliação na região também inverte os dados gerais ao marcar 44% de ‘bom/ótimo’ e só 34% de ‘péssimo/ruim’. No Sul, o ex-capitão também encontra alento e tem aprovação (44%) tecnicamente empatada com a reprovação (46%).

O Nordeste brasileiro é onde o presidente é pior avaliado. Ao todo, 61% dos eleitores da região indicam reprovar o atual governo e só 30% concordam com o trabalho da atual gestão. Na região, o índice de ‘bom/ótimo’ é de apenas 20%; ‘ruim/péssimo’ soma 59%. No Sudeste o desempenho negativo também é alto: 57% de reprovação. Neste caso, 36% indicam aprovação ao governo.

A íntegra dos resultados

Entre os outros grupos monitorados os eleitores de menor renda e de maior escolaridade também apontam para uma avaliação negativa do atual governo. Já as faixas médias e mais altas de renda indicam uma maior tolerância. Veja a íntegra dos resultados:

Para chegar aos resultados desta quinta-feira, a PoderData entrevistou 3 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de novembro. O levantamento é feito por telefone e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.