Política

O indômito José Trajano manda o macarthismo às favas

Nesta terça-feira 15, Mino Carta recebe José Trajano, um dos mais respeitados jornalistas esportivos do País, no programa ‘Jogo de Carta’

Apoie Siga-nos no

Em meio aos festejos nativos de uma República fundada com um golpe militar, o diretor de redação Mino Carta recebe José Trajano, um dos mais respeitados jornalistas e comentaristas esportivos do País, no programa ‘Jogo de Carta’, com transmissão ao vivo pelo site de CartaCapital e pela página da publicação no Facebook, a partir das 16 horas.

Incansável defensor da democracia, Trajano jamais se escondeu debaixo do manto cínico da isenção e da negação à política. Em 1986, engajou na campanha do antropólogo Darcy Ribeiro ao governo do Rio. Da derrota sofrida para Moreira Franco, aprendeu com seu mestre uma lição para toda a vida: orgulhar-se das derrotas sofridas no bom combate.

Assim, persistiu no seu ofício, denunciando os desmandos dos cartolas, enquanto a vasta maioria dos colegas de profissão os tratavam com deferência. Brizolista, recusou-se a aceitar passivamente o impeachment de Dilma Rousseff sem a comprovação de crime de responsabilidade. Gravou vídeos contra o que considera um golpe de Estado, uniu-se aos cidadãos que tentaram reeditar a Campanha pela Legalidade.

Vítima do macarthismo que ronda as redações, viu-se forçado a divorciar-se da ESPN Brasil, canal que ajudou a criar há 21 anos e do qual era uma das principais estrelas. Não baixou a guarda. Aproveitou o recesso da lide esportiva para engajar-se na campanha de Marcelo Freixo à prefeitura do Rio, mais uma honrosa derrota de seu luminoso currículo.

Convidado a participar do ‘Jogo de Carta’, não vacilou em aceitar o desafio para um bom debate político, inclusive, mas não exclusivamente, sobre temas relacionados à seara esportiva, como o legado deixado ao Brasil pela Copa de 2014 e pelas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Você pode participar dessa conversa, por meio de perguntas e comentários enviados pela página de CartaCapital no Facebook.

Participe, e não deixe de convidar os amigos mais próximos para essa partida!

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo