O caminho da prosperidade

A estabilidade política é indispensável para o Brasil voltar a crescer, avalia Jerônimo Rodrigues

Hábil negociador. O governador assegurou bilionários investimentos para reindustrializar a Bahia em seu recente périplo internacional – Imagem: Mateus Pereira/GOVBA

Apoie Siga-nos no

Em processo de reindustrialização, a Bahia ocupa um lugar de destaque no staff do presidente Lula, tendo os ex-governadores Rui Costa e Jaques Wagner em cargos estratégicos. Na entrevista a seguir, Jerônimo Rodrigues, o atual governador, fala sobre o peso da economia baiana e faz um balanço das parcerias comerciais recém-celebradas com a China e com os Emirados Árabes Unidos, além de comentar a “força do 13” no eleitorado local, a garantir o triunfo do PT por cinco eleições consecutivas. Mas nem tudo são flores. O estado enfrenta sérios problemas de segurança pública e há quatro anos lidera o ranking nacional de mortes violentas. A entrevista em vídeo está disponível no canal de CartaCapital no YouTube.

Reindustrialização
Durante as recentes viagens à China e aos Emirados Árabes, tivemos agenda com quase 20 empresas estrangeiras, e isso estreitou o relacionamento que pretendemos manter com elas. Anteriormente, já havíamos iniciado um diálogo com algumas delas, a exemplo da CCC, do consórcio que vai realizar a construção da ponte Salvador-Itaparica. Estivemos com outras companhias que tínhamos feito contato, mas não havíamos fechado negócios, sobretudo no setor de energia solar e eólica. E tem outro bloco de empresas que não havia contato algum até aquele momento. Trouxemos resultados concretos, como a instalação da fábrica de carros elétricos da BYD em Camaçari.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

ricardo fernandes de oliveira 10 de maio de 2023 17h22
Parece mais matéria paga. São fatos: essa ponte salvador-Itaparica e prometida pelos governos do pt há mais de 16 anos e até foi informado várias vezes que fora assinado um contrato para sua construção. Um arquiteto baiano já disse que ela é inviável tecnicamente. O renascimento do carlismo no estado se deu em função de acordos não cumpridos com os servidores públicos, notadamente os professores. O estado apresenta um dos piores índices na educação. O atual governador foi secretário da educação e evitou esse assunto na campanha, só falando da época em que foi secretário da agricultura A pm baiana é extremamente violenta e racista, e o pt, há 16 anos no poder, só piorou a situação. Em relação a indústria automobilística, os governos petistas já tomaram canos de kia e da Ford. Enfim, seria interessante a carta capital fazer uma matéria seria sobre os desgovernos baianos do pt, em vez de ceder espaço para autopromoção de políticos

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.