O cálculo de Ciro para vencer Lula e Bolsonaro

Pedetista esclarece a estratégia de ter como alvos tanto o petista quanto o atual presidente

Ciro durante a XXIII Marcha de prefeitos em Brasília. Foto: Divulgação

Apoie Siga-nos no

O pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, afirmou na noite de quarta-feira 27, em encontro com prefeitos e vereadores do seu partido, que a chance dele ser eleito “é real”.

Para isso, de acordo com o pedetista, é preciso conquistar parte do eleitorado que vota no presidente Jair Bolsonaro (PL) em repúdio a Lula (PT) e uma parcela daqueles que optam pelo petista só para derrotar o ex-capitão.

O cálculo feito por Ciro é que, dos 25% a 30% que dizem preferir Bolsonaro, cerca de 7% a 9% só o fazem porque não querem a volta do PT ao poder.

Por outro lado, segundo o ex-governador do Ceará, dos 40% a 45% que hoje afirmam votar no Lula, 17% explicam a escolha como a única alternativa de tirar o atual presidente do cargo.

“E se aparece outro que tenha condições de derrotar o Bolsonaro? E se aparecer alguém com a capacidade de derrotar o Lula? Para onde vão esses votos?”, questionou o presidenciável na sede do PDT em Brasília. “Ou seja, tem um universo maleável”.

Entra ainda na conta do ex-governador do Ceará cerca de 30% dos eleitores que não votam em nenhum dos dois candidatos.


As declarações esclarecem a estratégia adotada pelo pedetista de ter como alvos tanto o ex-presidente quanto o ex-capitão. Em alguns setores da esquerda, a postura de Ciro em relação a Lula foi desaprovada.

No evento, Ciro ainda criticou as pesquisas de opinião e apontou os motivos que colocam Lula e Bolsonaro como favoritos, até o momento, da disputa.

“Há uma exposição assimétrica do presidente. Bolsonaro fala qualquer bobagem e está no Jornal Nacional. E a premissa da escolha é o conhecimento”, afirmou. “O Lula está em todas as eleições brasileiras desde a redemocratização. Não tem um brasileiro que não o conhece”.

No último levantamento do Ipespe, Ciro aparecia com 8% dos votos. Já no da Exame/Ideia, o pedetista chegou aos 10%.

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

Francisco Bráulio Lourenço de Vasconcelos 2 de maio de 2022 14h26
Sinceramente não entendo tendência brasileiro apoiar polarização que tende ser desastre na já desastrada situação nosso País. Teimam em não ver que Ciro Gomes tem capacidade, competência, combatividade e honradez para ser, além de extraordinário Presidente da República, um grande estadista. Não se trata de herói mas pelo conjunto da obra, ele acerta muito mais do que erra.

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.