Política
O Brasil será implacável no combate aos crimes ambientais, diz Lula em Portugal
Presidente também reafirmou seu desejo de que a próxima COP 30 seja realizada no Brasil


Na primeira entrevista coletiva concedida na viagem à Lisboa, em Portugal, o presidente Lula voltou a defender neste sábado 22 o combate aos crimes ambientes e afirmou seu desejo de que a próxima COP 30 seja realizada no Brasil.
“O Brasil será implacável no combate aos crimes ambientais. Vamos combater o garimpo ilegal e os que atentam contra os povos indígenas”, declarou o presidente. “E estamos reivindicando a realização da COP 30 no Brasil, no estado do Pará”, afirmou mais adiante.
Durante o pronunciamento, o petista também abordou a guerra entre Rússia e Ucrânia após a polêmica envolvendo sua sugestão de acordo entre os países. Ele relembrou o voto do País alinhado à condenação da Rússia mas afirmou que o País não quer participar da guerra e que “é melhor para todo mundo encontrar uma saída na mesa de negociação do que no campo de batalha”.
Para o Brasil, sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças Climáticas, que ocorrerá em 2025, será uma importante oportunidade para retomar o protagonismo na pauta ambiental – trajetória arruinada pelos quatro anos de governo Bolsonaro, que inclusive, negou sediar a COP-25 em 2019.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.