Política
NY Times destaca posse de Lula e chama Bolsonaro de ‘perdedor ausente’
No texto da manchete, a publicação afirma que o Brasil instalou definitivamente o petista como líder
A posse do presidente Lula (PT) no último domingo 1º foi destaque nesta segunda-feira 2 na capa do jornal The New York Times, nos Estados Unidos.
No texto da manchete, a publicação afirma que o Brasil instalou definitivamente o petista como líder e citou a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “perdedor”.
A matéria ainda lembra que o ex-capitão, nos últimos dias de 2022, se refugiou em Orlando, na Flórida, mesmo sendo alvo de investigações em seu País.
“Bolsonaro deveria entregar a Lula a faixa presidencial no domingo, um importante símbolo da transição pacífica de poder”, diz o texto. “Em vez disso, Bolsonaro acordou no domingo a milhares de quilômetros de distância, em uma casa alugada de propriedade de um lutador profissional de artes marciais mistas a alguns quilômetros da Disney World”.
O jornal ainda classifica a volta de Lula ao poder como um ” impressionante retorno político”.
Na sexta-feira 30, Bolsonaro embarcou em um avião da Força Aérea de Brasília para os Estados Unidos com retorno marcado para 30 de janeiro. Ele foi o primeiro presidente a não conquistar a reeleição para um segundo mandato.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Parlamentares do PSOL pedem ao STF a prisão preventiva de Bolsonaro
Por CartaCapital
Lula exonera chefes da PF e da PRF de Bolsonaro e faz novas nomeações
Por CartaCapital



