Política
Nunes patina e Marçal avança sobre eleitores de Bolsonaro em São Paulo
No geral, pesquisa Quaest aponta um empate técnico triplo na liderança entre Boulos, Marçal e Nunes


Uma pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira 28 mostra que Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, avança nas intenções de voto entre eleitores que dizem ter optado por Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno presidencial de 2022. O prefeito Ricardo Nunes (MDB), por outro lado, parece estar estagnado nessa fatia da população.
Em junho, Marçal era escolhido por 24% desses eleitores, índice que agora chega a 39%. Nunes, o candidato oficialmente apoiado por Bolsonaro, oscilou de 36% para 33% da preferência. O terceiro colocado na lista é José Luiz Datena (PSDB), com 11%. Há 7% de indecisos e 3% de brancos e nulos.
No geral, a pesquisa aponta um empate técnico triplo na liderança entre Guilherme Boulos (PSOL), Marçal e Nunes.
Confira os resultados do cenário estimulado:
- Guilherme Boulos (PSOL): 22%
- Pablo Marçal (PRTB): 19%
- Ricardo Nunes (MDB): 19%
- José Luiz Datena (PSDB): 12%
- Tabata Amaral (PSB): 8%
- Marina Helena (Novo): 3%
- Bebeto Haddad (DC): 2%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- Altino Prazeres (PSTU): 0%
- Indecisos: 8%
- Branco/nulo/não vai votar: 7%
No levantamento anterior, do fim de julho, havia empate técnico entre Nunes (20%), Boulos (19%) e Datena (19%). Na sequência, apareciam Tabata, com 5%, Marina, com 3%, e Kim Kataguiri (União), também com 3% — este último, porém, se retirou da disputa.
O instituto também testou três cenários de segundo turno:
Cenário 1:
- Guilherme Boulos (PSOL): 38%
- Pablo Marçal (PRTB): 38%
- Branco/nulo/não votará: 19%
- Indecisos: 5%
Cenário 2:
- Ricardo Nunes (MDB): 46%
- Guilherme Boulos (PSOL): 33%
- Branco/nulo/não votará: 17%
- Indecisos: 4%
Cenário 3:
- Ricardo Nunes (MDB): 47%
- Pablo Marçal (PRTB): 26%
- Branco/nulo/não votará: 21%
- Indecisos: 6%
A pesquisa mostrou também quais são os candidatos que os eleitores conhecem, mas não votariam. Datena é o mais rejeitado, com 56%. Na sequência aparecem Boulos, com 45%; Nunes, com 39%; e Marçal, com 35%.
Na quinta posição está Tabata, com 31%. Fecham a lista Marina, com 25%, Bebeto, com 16%; Pimenta, com 15%; Senese, com 12%; e Altino, com 10%.
A Quaest entrevistou 1.200 eleitores na capital paulista entre o domingo 25 e a terça-feira 27. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é SP-08379/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.