Política

Nunes larga com vantagem sobre Boulos no 2º turno, aponta Datafolha; veja os números

O instituto entrevistou 1.204 eleitores entre a terça-feira 8 e esta quinta. A margem de erro é de 3 pontos percentuais

Nunes larga com vantagem sobre Boulos no 2º turno, aponta Datafolha; veja os números
Nunes larga com vantagem sobre Boulos no 2º turno, aponta Datafolha; veja os números
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno pela prefeitura de São Paulo. Foto: Renato Pizzutto/Band
Apoie Siga-nos no

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) largou na frente de Guilherme Boulos (PSOL) nas intenções de voto para o segundo turno da eleição de São Paulo, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 10.

Nunes aparece com 55%, contra 33% de Boulos. Brancos e nulos somam 10%, enquanto os indecisos são 2%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

O candidato à reeleição também lidera com folga entre eleitores que escolheram Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno: 84% declaram voto em Nunes, contra apenas 4% que optam por Boulos.

No caso de Tabata Amaral (PSB), 35% indicam preferir o prefeito, enquanto 50% migram para o postulante do PSOL.

Marçal afirmou na última terça-feira 8 que não apoiará Nunes, a menos que ocorra um “milagre”. Trata-se de uma referência a pedidos de desculpa do prefeito, do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não vou apoiar Ricardo Nunes. Que fique registrado que ele não terá meu apoio pessoal, pela arrogância deles”, disse o ex-coach em uma coletiva de imprensa em Barueri, na região metropolitana da capital. Tabata, por sua vez, anunciou apoio a Boulos ainda na noite no domingo 6.

Segundo o levantamento, Boulos lidera a rejeição no segundo turno: 58% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum, contra 37% que descartam Nunes.

A escolha do candidato

A pesquisa indica que 68% dos eleitores de Nunes dizem que votarão nele no segundo turno por não haver uma opção melhor, enquanto 31% o consideram o candidato ideal.

No caso de Boulos, 56% de seus eleitores o classificam como o candidato ideal, ante 43% que não enxergam opção melhor.

O levantamento também aponta que, entre eleitores de Nunes, 85% estão totalmente decididos a votar e 15% ainda podem mudar de voto. Para Boulos, os índices são, respectivamente, de 86% e 13%.

Os “padrinhos”

Ricardo Nunes marca 85% das intenções de voto entre eleitores que escolheram Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

Boulos, por sua vez, atrai 63% dos eleitores de Lula (PT), enquanto o prefeito registra 31% neste segmento.

Dos eleitores de Bolsonaro que descartam votar em Nunes, 9% projetam voto nulo, 4% migram para Boulos e 2% não sabem.

O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores entre a terça-feira 8 e esta quinta. A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-04306/2024.

O levantamento está em linha com as sondagens publicadas por dois outros institutos nesta quinta. No Paraná Pesquisas, Nunes lidera por 52,8% a 39%. Na pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o prefeito marca 51,4%, ante 35,9% de Boulos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo