Política
Nunes larga com vantagem sobre Boulos no 2º turno, aponta Datafolha; veja os números
O instituto entrevistou 1.204 eleitores entre a terça-feira 8 e esta quinta. A margem de erro é de 3 pontos percentuais


O prefeito Ricardo Nunes (MDB) largou na frente de Guilherme Boulos (PSOL) nas intenções de voto para o segundo turno da eleição de São Paulo, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 10.
Nunes aparece com 55%, contra 33% de Boulos. Brancos e nulos somam 10%, enquanto os indecisos são 2%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
O candidato à reeleição também lidera com folga entre eleitores que escolheram Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno: 84% declaram voto em Nunes, contra apenas 4% que optam por Boulos.
No caso de Tabata Amaral (PSB), 35% indicam preferir o prefeito, enquanto 50% migram para o postulante do PSOL.
Marçal afirmou na última terça-feira 8 que não apoiará Nunes, a menos que ocorra um “milagre”. Trata-se de uma referência a pedidos de desculpa do prefeito, do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Não vou apoiar Ricardo Nunes. Que fique registrado que ele não terá meu apoio pessoal, pela arrogância deles”, disse o ex-coach em uma coletiva de imprensa em Barueri, na região metropolitana da capital. Tabata, por sua vez, anunciou apoio a Boulos ainda na noite no domingo 6.
Segundo o levantamento, Boulos lidera a rejeição no segundo turno: 58% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum, contra 37% que descartam Nunes.
A escolha do candidato
A pesquisa indica que 68% dos eleitores de Nunes dizem que votarão nele no segundo turno por não haver uma opção melhor, enquanto 31% o consideram o candidato ideal.
No caso de Boulos, 56% de seus eleitores o classificam como o candidato ideal, ante 43% que não enxergam opção melhor.
O levantamento também aponta que, entre eleitores de Nunes, 85% estão totalmente decididos a votar e 15% ainda podem mudar de voto. Para Boulos, os índices são, respectivamente, de 86% e 13%.
Os “padrinhos”
Ricardo Nunes marca 85% das intenções de voto entre eleitores que escolheram Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
Boulos, por sua vez, atrai 63% dos eleitores de Lula (PT), enquanto o prefeito registra 31% neste segmento.
Dos eleitores de Bolsonaro que descartam votar em Nunes, 9% projetam voto nulo, 4% migram para Boulos e 2% não sabem.
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores entre a terça-feira 8 e esta quinta. A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-04306/2024.
O levantamento está em linha com as sondagens publicadas por dois outros institutos nesta quinta. No Paraná Pesquisas, Nunes lidera por 52,8% a 39%. Na pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o prefeito marca 51,4%, ante 35,9% de Boulos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MPE pede multa a Nunes e Boulos por espalharem ‘santinhos’ na votação do primeiro turno
Por CartaCapital
‘Tivemos problemas com cadeiras na eleição, mas nunca uma vazia’, diz Boulos sobre ausência de Nunes em debate
Por CartaCapital
Boulos promete organizar protestos na sede da Prefeitura se Nunes não participar de debates no 2º turno
Por CartaCapital