Política

Nunes desiste de mais um debate em SP; Boulos critica: ‘Fugiu de novo’

Diante da ausência do candidato, os veículos responsáveis pelo evento – ‘UOL’, ‘Folha de S. Paulo’ e ‘RedeTV!’ – pretendem promover uma sabatina com Guilherme Boulos (PSOL)

Nunes desiste de mais um debate em SP; Boulos critica: ‘Fugiu de novo’
Nunes desiste de mais um debate em SP; Boulos critica: ‘Fugiu de novo’
O prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB). Foto: Renato Pizzutto/Band
Apoie Siga-nos no

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, desistiu de um novo debate contra Guilherme Boulos (PSOL) neste segundo turno. O evento seria promovido às 10h20 desta quinta-feira 17 pelo site UOL, pelo jornal Folha de S. Paulo e pela emissora RedeTV!. Durante a madrugada, porém, a equipe de Nunes informou aos veículos de comunicação que não pretende comparecer.

Segundo a mensagem encaminhada pelo prefeito aos organizadores, ele teria sido chamado, de última hora, para uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para tratar das chuvas na cidade. Um alerta emitido pela Defesa Civil na quarta-feira indica uma nova tempestade na região. O fato, alega a campanha de Nunes, teria motivado a convocação em regime de urgência pelo governador.

“Desde a tempestade de sexta-feira passada foram desmarcados diversos compromissos da campanha à reeleição, dando prioridade às urgências da prefeitura. Estão em vista os cancelamentos de outras agendas eleitorais, por conta das mudanças climáticas previstas para sexta-feira”, diz a mensagem exibida pelos veículos responsáveis pelo debate.

O texto diz, também, que Nunes “solicita a compreensão dos organizadores, do candidato adversário e do público” pela ausência.

Sabatina com Boulos

Este será o segundo debate contra Boulos que Nunes não estará presente. O primeiro, promovido pelo jornal O Globo e pela rádio CBN, foi transformado em uma sabatina com o candidato do PSOL. A cadeira destinada a Nunes ficou vazia durante toda a conversa. Na ocasião, Boulos ironizou a falta de compromisso do adversário com a população paulistana. Situação parecida deve ocorrer nesta quinta-feira nos estúdios da RedeTV!.

Boulos aponta para a cadeira destina a Nunes, desocupada, no primeiro debate do 2º turno.
Foto: Reprodução

Dias depois daquela primeira ausência, os dois enfim se encontraram em um evento promovido pela Band, quando Boulos confrontou Nunes sobre o apagão e desafiou o emedebista a abrir suas contas bancárias para provar não estar envolvido na máfia das creches. A leitura de analistas é de que deputado do PSOL saiu vitorioso do confronto.

Nunes já havia indicado, no final da campanha do primeiro turno, que pretendia faltar a debates. A campanha do emedebista tenta, desde aquele momento, reduzir o número dos eventos para apenas três. A iniciativa, alegavam os assessores, seria uma forma de tornar a agenda mais produtiva.

A proposta de redução, porém, não foi acatada pelo adversário, que tem usado o tema para acusar Nunes de fugir de perguntas importantes. A leitura política é de que Nunes quer fazer “uma campanha mais fria”, visando manter a vantagem conquistada no primeiro turno.

‘Fugiu de novo’

Pelas redes sociais, Boulos comentou a nova desistência de Nunes nesta quinta-feira. Novamente, o psolista citou um “desrespeito” com eleitores por parte do atual prefeito.

“Ricardo Nunes fugiu de novo! Pela segunda vez, o atual prefeito confirmou e depois desmarcou em cima da hora a participação no debate. Em respeito ao povo de São Paulo, eu estarei no estúdio no horário combinado”, escreveu o candidato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo