Política

Novo presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias quer foco em infraestrutura

Governador do Piauí também reforça importância de novas ações para o Turismo

O GOVERNADOR do Piauí, WELLINGTON DIAS. FOTO: CCOM
Apoie Siga-nos no

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi eleito por unanimidade presidente do Consórcio Nordeste nesta segunda-feira 28. A votação foi realizada por meio de videoconferência com os governadores da região. Dias substituirá o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que presidia o consórcio desde março de 2019.

“O Consórcio Nordeste se firmou como instrumento de integração dos nove estados do Nordeste na gestão do governador Rui Costa. Foi um momento de grandes desafios e o nosso presidente se destacou pela firmeza e defesa dos projetos estratégicos e da pauta Nordeste, no Brasil e com agendas com vários países do mundo”, declarou Wellington Dias em contato com a reportagem de CartaCapital.

O governador do Piauí também antecipou algumas de suas ideias para a nova etapa do consórcio. “Na reunião em que fui eleito presidente, foi aprovada proposta que apresentei de reativarmos o Fórum dos Governadores do Nordeste, para tratarmos da pauta mais política, e [deixar] o consórcio focado na gestão integrada. Já acertamos o Plano Nacional de Garantia de Vacinas e a estratégia para aplicação da vacina para mais de 200 milhões de brasileiros como prioridade. Também o Plano de Retomada do Crescimento Econômico e Emprego é outro desafio que vamos abraçar com o Fórum dos Governadores e municípios”, prosseguiu.

“No sábado já terei agenda de transição em Salvador (BA), com o governador Rui Costa e a equipe técnica do Consórcio Nordeste. Quero agilizar para os meses de outubro e novembro o trabalho das Câmaras Técnicas, para finalizar projetos de integração da infraestrutura de transportes – rodovias, ferrovias, portos, malha viária. O projeto de Turismo Nordeste é outra meta – Litoral Nordeste, Serras Nordeste, Calendário de Eventos do Nordeste, divulgação dos nossos principais destinos turísticos para o Brasil e o mundo de forma unificada, para melhor resultado”, completou. Outro projeto é o “Nordeste Conectado”, que visa completar a rede de fibra óptica e, por meio de antenas ou satélite, assegurar conectividade de alta velocidade. Wellington Dias ainda falou em “compartilhar para o Nordeste inteiro as boas experiências em educação, saúde e segurança”.

O governador da Bahia, Rui Costa, também exaltou o trabalho do Consórcio Nordeste. “Os estados da nossa região têm dificuldades em comum, principalmente orçamentárias, que o Consórcio Nordeste conseguiu transformar em oportunidades, seja no saneamento, no turismo, na infraestrutura, na energia, no meio ambiente, na saúde. A união, realmente, tem nos dado força em prol dos mais de 57 milhões de nordestinos para os quais trabalhamos com afinco, com ganhos a curto, médio e longo prazo. A criação do Consórcio é um marco na gestão pública de todo o Nordeste”, avaliou.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo