Política
Novo presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias quer foco em infraestrutura
Governador do Piauí também reforça importância de novas ações para o Turismo
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi eleito por unanimidade presidente do Consórcio Nordeste nesta segunda-feira 28. A votação foi realizada por meio de videoconferência com os governadores da região. Dias substituirá o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que presidia o consórcio desde março de 2019.
“O Consórcio Nordeste se firmou como instrumento de integração dos nove estados do Nordeste na gestão do governador Rui Costa. Foi um momento de grandes desafios e o nosso presidente se destacou pela firmeza e defesa dos projetos estratégicos e da pauta Nordeste, no Brasil e com agendas com vários países do mundo”, declarou Wellington Dias em contato com a reportagem de CartaCapital.
O governador do Piauí também antecipou algumas de suas ideias para a nova etapa do consórcio. “Na reunião em que fui eleito presidente, foi aprovada proposta que apresentei de reativarmos o Fórum dos Governadores do Nordeste, para tratarmos da pauta mais política, e [deixar] o consórcio focado na gestão integrada. Já acertamos o Plano Nacional de Garantia de Vacinas e a estratégia para aplicação da vacina para mais de 200 milhões de brasileiros como prioridade. Também o Plano de Retomada do Crescimento Econômico e Emprego é outro desafio que vamos abraçar com o Fórum dos Governadores e municípios”, prosseguiu.
“No sábado já terei agenda de transição em Salvador (BA), com o governador Rui Costa e a equipe técnica do Consórcio Nordeste. Quero agilizar para os meses de outubro e novembro o trabalho das Câmaras Técnicas, para finalizar projetos de integração da infraestrutura de transportes – rodovias, ferrovias, portos, malha viária. O projeto de Turismo Nordeste é outra meta – Litoral Nordeste, Serras Nordeste, Calendário de Eventos do Nordeste, divulgação dos nossos principais destinos turísticos para o Brasil e o mundo de forma unificada, para melhor resultado”, completou. Outro projeto é o “Nordeste Conectado”, que visa completar a rede de fibra óptica e, por meio de antenas ou satélite, assegurar conectividade de alta velocidade. Wellington Dias ainda falou em “compartilhar para o Nordeste inteiro as boas experiências em educação, saúde e segurança”.
O governador da Bahia, Rui Costa, também exaltou o trabalho do Consórcio Nordeste. “Os estados da nossa região têm dificuldades em comum, principalmente orçamentárias, que o Consórcio Nordeste conseguiu transformar em oportunidades, seja no saneamento, no turismo, na infraestrutura, na energia, no meio ambiente, na saúde. A união, realmente, tem nos dado força em prol dos mais de 57 milhões de nordestinos para os quais trabalhamos com afinco, com ganhos a curto, médio e longo prazo. A criação do Consórcio é um marco na gestão pública de todo o Nordeste”, avaliou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


