Política

Novo embaixador do ecoturismo de Bolsonaro acumula multas ambientais

Apresentador de TV Richard Rasmussen já foi acusado de pagar por morte de boto rosa para exibir imagens em programa

Foto: Carolina Antunes/PR
Apoie Siga-nos no

Nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como embaixador do ecoturismo brasileiro, na quinta-feira 1, o biólogo e apresentador de TV Richard Rasmussen reúne polêmicas em seu currículo. Rasmussen foi autuado pelo Ibama em dez infrações sobre fauna e soma 263,1 mil reais em multas, aplicadas entre 2002 e 2009, em processos que correm separados na Justiça.

Em 2017, a coordenação de operações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que o apresentador tem oito processos por crimes ambientais, acumulados por 15 anos. Irregularidades incluem manutenção de animais silvestres em cativeiro e introdução de espécies de outros países no Brasil sem autorização.

Uma acusação de 2017 também diz que, em 2014, o apresentador teria pago pescadores para matar um boto cor de rosa, com o objetivo de obter imagens fortes que ilustrassem reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo. Rasmussen confirmou ter participado da gravação, mas negou a imputação.

Ao Ministério Público Federal (MPF), o Ibama também relatou que, em vistoria realizada em 2004, notou falta de diversos animais observados na fiscalização anterior, existindo outros que não constavam. Além disso, micos-estrela teriam sido flagrados mortos na sala de atendimento veterinário e cães encontrados circulando livremente no recinto de aves e saguis.

Rasmussen ganhou fama em 2002, quando se tornou atração do Programa do Faustão. Em seguida, participou de quadros na Rede Record, ganhou um programa no SBT e depois foi para Nat Geo e Bandeirantes. Sua função como embaixador será divulgar o Brasil como destino ecoturístico. Em vídeo nas redes sociais de Bolsonaro, Rasmussen agradeceu o convite.

“Quando a gente traz o turista que procura experiências de natureza, nós estamos ajudando a fiscalizar melhor nossas áreas naturais, nós estamos ajudando a levar renda e capacitação para áreas que, normalmente, são carentes de recursos econômicos. Então, esse é o nosso novo desafio e o nosso novo passo no Brasil”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo