Política

Novo chefe da PF decide trocar superintendente no Rio de Janeiro

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, atual comandante da PF no estado foi convidado a mudar de cargo

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Rolando Souza para chefia da Polícia Federal. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Souza, decidiu trocar a chefia da superintendência do Rio de Janeiro nesta segunda-feira 4, data em que tomou posse como substituto de Maurício Valeixo. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Atual comandante do estado, Carlos Henrique Oliveira foi convidado para ser o diretor-executivo, um cargo abaixo do que ocupava. Foi por Valeixo que ele havia chegado ao posto de superintendente. A nova nomeação ainda não foi oficializada.

A superintendência da PF no estado fluminense é vista como área de interesse da família do presidente Jair Bolsonaro. Como já mostrou CartaCapital, estão em jogo o futuro do senador Flávio Bolsonaro e das milícias cariocas com as quais o clã Bolsonaro tem laços.

Em resposta à ação de Rolando Souza, deputados do PSOL anunciaram que estão pedindo a convocação do novo comandante da PF na Câmara. “Mal assumiu o posto e já trocou a chefia da instituição no Rio de Janeiro”, queixou-se o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

Antes de Rolando Souza ser empossado como chefe da PF, quem ocuparia o cargo seria Alexandre Ramagem. Bolsonaro chegou a exonerar Ramagem da direção-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), mas a decisão foi barrada no Supremo Tribunal Federal (STF) por “desvio de interesses”.

No sábado 2, o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou depoimento à Polícia Federal de Curitiba. Na ocasião, Moro teria apresentado provas de que Bolsonaro tenta interferir politicamente no trabalho da instituição.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar