Política

Nova líder da Comissão de Orçamento é casada com ex-governador preso por ‘mensalão do DEM’

José Roberto Arruda, do DF, esteve envolvido em esquema de compra de apoio parlamentar e é próximo a Arthur Lira, presidente da Casa

Apesar de registros, a deputada Flavia Arruda (PL-DF) não admitiu ter indicado emendas do orçamento secreto. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) foi confirmada nesta quarta-feira 10 como a presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), um dos colegiados mais importantes da Casa, já que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias anuais apresentadas pelo governo federal.

Arruda é a primeira deputada a assumir o cargo, mas sua nomeação chama a atenção especialmente pelo fato dela ser esposa do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que foi preso e condenado pelo episódio conhecido como “Mensalão do DEM”, partido de José até então.

Arruda foi preso e afastado do cargo em 2010, e depois condenado a 2 anos e 11 meses de reclusão, em regime inicial aberto, por crime de falsidade ideológica. O esquema previa pagamento de propinas ao ex-governador e a deputados distritais do DF.

Mesmo com a condenação, o ex-governador não se manteve distante do cenário político. O nome de sua esposa, eleita pela primeira vez como deputada federal em 2018, já vinha sendo ventilado para a comissão desde o fim de 2020. Ela e o marido aparecem em um vídeo gravado por apoiadores de Arthur Lira (PP-AL), antes das eleições na Casa, entre convidados e figuras do Centrão.

Flávia Arruda afirmou que a comissão irá trabalhar para levar a proposta de orçamento ao Plenário até o dia 20 de março. A parlamentar indicou o senador Marcio Bittar (MDB-AC) como relator-geral da comissão.

Em seu pronunciamento, a nova presidente da CMO citou os três assuntos que considera mais urgentes para a análise do Orçamento. “Compromisso com vacinas, para salvar vidas; distribuição de renda, porque não se pode viver onde pessoas passam fome; e retomada da economia com geração de empregos.”

*Com informações da Agência Câmara de Notícias 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo