Política

Nova auditoria do TCU mira gastos do governo Bolsonaro com indígenas

O objetivo é apontar ‘as causas da vulnerabilidade dos povos indígenas, em especial do povo Yanomami’

Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, determinou nesta quarta-feira 25 a abertura de auditoria para avaliar os gastos do governo de Jair Bolsonaro (PL) em suporte sanitário a indígenas, especialmente à população indígena Yanomami.

No documento, Dantas afirma que a Corte, em parceria com a Controladoria-Geral da União, irá “apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, especialmente de suposta omissão e/ou inverdade apresentada pelo Sr. Jair Bolsonaro no que se refere à ajuda aos povos yanomamis“.

No despacho, lido na sessão desta quarta, Dantas apontou que 1,43 bilhão de reais foram pagos para saúde indígena em 2021, “valores bastante expressivos, indicativos da materialidade da política”.

Uma omissão de socorro da gestão do ex-capitão em relação aos povos Yanomami também está sendo investigada pela Polícia Federal.

O responsável pela auditoria será o ministro Vital do Rêgo, que havia solicitado providências em 2021 diante das denúncias de falta de fiscalização contra o garimpo ilegal na Terra Indígena.

O objetivo do TCU é identificar “as causas da vulnerabilidade dos povos indígenas, em especial do povo Yanomami, considerando que a matéria levantada, já preocupante, tornou-se ainda mais urgente”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo