Política

‘Nosso lado é o dos compromissos internacionais’, diz Dino após operação contra supostos planos terroristas

A PF informou buscar ‘provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no País’

O ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), exaltou a operação deflagrada nesta quarta-feira 8 pela Polícia Federal para interromper “atos preparatórios de terrorismo”. Segundo a corporação, as diligências servem para “obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no País”.

“Hoje mesmo a Polícia Federal está realizando uma investigação em torno da hipótese de uma rede terrorista buscando se instalar no Brasil. A Polícia Federal está investigando e mostrando que, neste caso, nós só temos um lado: é o lado da lei, dos compromissos internacionais que o Brasil assumiu”, disse Dino durante um evento no Rio de Janeiro.

O que se sabe até aqui

Agentes da PF cumpriram dois mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão, em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. As duas prisões foram realizadas em São Paulo, uma delas no Aeroporto de Guarulhos.

Segundo a corporação, os recrutadores e os recrutados devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organização terrorista e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Os investigadores ainda não confirmaram os nomes dos presos, mas indicaram que o grupo investigado planejava promover atentados contra sedes de comunidades judaicas no Brasil. As pessoas envolvidas teriam ligação com o grupo libanês Hezbollah.

De acordo com a GloboNews, a Interpol foi acionada para o cumprimento da ordem de prisão contra mais dois brasileiros que estão no Líbano e são suspeitos de envolvimento com o planejamento de atos de terrorismo no Brasil. Os dois teriam dupla nacionalidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo