Política
No Pará, Lula visita indígenas e comunidades ribeirinhas
Presidente ficará no estado até o início da reunião de líderes da COP30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará indígenas e comunidades ribeirinhas na região de Santarém, oeste do Pará, neste domingo 2. Lula chegou a Belém no sábado, e seguirá no estado até a sexta-feira 7, para as primeiras reuniões no contexto da COP30.
O presidente embarcou para Santarém no início da manhã. A agenda prevê uma roda de conversa com caciques do povo Kumaruara e uma visita à Aldeia Vista Alegre do Capixauã, que ficam na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.
À tarde, o presidente vai à Comunidade Jamaraquá, que fica na Floresta Nacional do Tapajós (Flona). No local, ele conversará com moradores de cidades ribeirinhas. O presidente retorna a Belém ainda neste domingo.
A equipe de Lula está organizando uma agenda de reuniões bilaterais com representantes de governos que virão ao país para a conferência do clima. Os encontros devem acontecer a partir de quarta-feira 5. A Cúpula de Líderes da COP30 acontece nos dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira), e a conferência em si será aberta no dia 10.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


