Política

Em discurso de Natal, Lula celebra entregas e chama à união entre amigos e familiares

O presidente também relembrou as marcas deixadas pelos ataques golpistas de 8 de Janeiro, mas exaltou a resposta das instituições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em pronunciamento oficial. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula fez, na noite deste domingo 24, o tradicional pronunciamento de Natal, em cadeia de rádio e televisão. O petista elembrou os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro e afirmou que “a democracia saiu vitoriosa”, mas que ainda falta “restaurar a paz e a união entre amigos e familiares”.

Lula também afirmou que o Brasil voltou em 2023 a ter “um governo de verdade” e fez um apelo em defesa do combate ao discurso de ódio. Sem mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu adversário nas eleições de 2022, Lula disse que “o ódio de alguns contra a democracia desuniu famílias”.

Lula também relembrou as marcas deixadas pelos ataques golpistas de 8 de Janeiro, mas exaltou a resposta das instituições.

“O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o País. Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios públicos, destruíram obras de arte e objetos históricos”, declarou. “Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário.”

Ao longo de quase cinco minutos, o presidente também exaltou realizações de seu governo, como a retomada de programas como o Bolsa Família e o Mais Médicos; resultados econômicos, como o crescimento do PIB em cerca de 3%; e a aprovação de matérias importantes no Congresso Nacional, como a reforma tributária.

“Uma das maiores alegrias da vida é poder colher aquilo que se plantou. 2023 foi o tempo de plantar e de reconstruir”, comemorou. “Criamos todas as condições para termos uma colheita generosa em 2024.”

Lula já havia feito pronunciamentos em rede nacional nas ocasiões do Dia do Trabalhador, em maio, e do Dia da Independência, em setembro.

A agenda de Lula no fim de ano

De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente passa o Natal com a família no Palácio da Alvorada, residência oficial.

Após o Natal, o presidente ainda deve descansar por mais alguns dias. Em mandatos anteriores, Lula costumava passar o réveillon na Base Naval de Aratu, próxima a Salvador, na Bahia. O local tem acesso controlado pela Marinha. Ele já se hospedou na unidade neste ano, durante o feriado de Corpus Christi, em junho.

Leia a íntegra do discurso:

“Minhas amigas e meus amigos, uma das maiores alegrias da vida é poder colher aquilo que se plantou.

Por isso, eu me considero uma pessoa feliz.

2023 foi o tempo de plantar e de reconstruir.

Aramos o terreno, lançamos as sementes, aguamos todos os dias, cuidamos com todo o carinho do Brasil e do povo brasileiro. Criamos todas as condições para termos uma colheita generosa em 2024.

Trouxemos de volta e fortalecemos políticas sociais que mudaram o Brasil, a exemplo do Bolsa Família, do Minha Casa, Minha Vida, do Mais Médicos e da Farmácia Popular.

O PIB, que é a soma de toda a riqueza que o país produz, cresceu acima das previsões do mercado. A inflação está sob controle, o preço dos combustíveis está caindo e a comida ficou mais barata. O dólar caiu e a Bolsa de Valores está batendo recordes.

Geramos 2 milhões de novos empregos com carteira assinada. O salário mínimo voltou a subir acima da inflação e mais de 80% das categorias profissionais também tiveram aumento real. Aprovamos a igualdade salarial entre homens e mulheres. Trabalho igual, salário igual.

Com o Desenrola, milhões de brasileiros e brasileiras renegociaram suas dívidas com descontos de até 98%.

Cuidamos com responsabilidade dos recursos públicos. Investimos onde era preciso investir, em parceria com estados e municípios, sem perguntar qual o partido do governador ou do prefeito.

Aprovamos a taxação dos super-ricos. Conseguimos um feito histórico: a aprovação da Reforma Tributária, algo que se tentava há 40 anos no Brasil.

Além de estimular os investimentos e as exportações, a reforma corrige uma injustiça: agora, quem ganha mais pagará mais imposto, e quem ganha menos pagará menos.

Aumentamos os investimentos em saúde e educação e estamos apoiando os estados no combate ao crime organizado. Além de armamento pesado, apreendemos R$ 6 bilhões em bens do narcotráfico, entre dinheiro vivo, apartamentos, mansões, automóveis de luxo e até aviões e helicópteros.

Meus amigos e minhas amigas, o Brasil voltou a ter um governo de verdade.

Em 2024, vamos trabalhar fortemente para superar, mais uma vez, todas as expectativas.

O Plano Safra 2023-2024 é o maior da história. A Nova Política Industrial vai gerar mais e melhores empregos, mais qualificação e melhores salários. Com o Novo PAC, 1 trilhão e 700 bilhões de reais serão investidos na infraestrutura que o Brasil tanto precisa, com a geração de 4 milhões de empregos.

Recuperamos o diálogo com o mundo e a nossa credibilidade internacional.

Passamos da 12ª para a 9ª maior economia do planeta.

O país voltou a ser ouvido nos mais importantes fóruns internacionais, em temas como o combate à fome, à desigualdade, a busca pela paz e o enfrentamento da emergência climática.

O desmatamento na Amazônia caiu 68% em novembro. Aumentamos os investimentos em biocombustíveis e na geração de energia eólica e solar. Estamos dando os primeiros passos na produção de hidrogênio verde, a energia do futuro. Consolidamos o papel do Brasil como potência mundial na produção de energia renovável.

Minhas amigas e meus amigos,

O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios públicos, destruíram obras de arte e objetos históricos.

Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário.

Uniu todas as instituições, mobilizou partidos políticos acima das ideologias, provocou a pronta reação da sociedade.

E ao final daquele triste 8 de janeiro, a democracia saiu vitoriosa e fortalecida. Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares.

Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil.

Somos um mesmo povo e um só país.

Vamos combater as fake news, a desinformação e os discursos de ódio. Valorizar a verdade, o diálogo entre as pessoas.

Que no ano que vem sigamos unidos, caminhando juntos rumo à construção de um país cada vez mais desenvolvido, mais fraterno e mais justo para todas as famílias.

Um Feliz Natal e um 2024 do tamanho dos nossos sonhos. Um grande abraço!”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo