Política

‘Ninguém pode concordar’, diz Motta sobre trama de Eduardo Bolsonaro nos EUA

O presidente da Câmara prometeu ‘tratamento igualitário’ ao debater a perda do mandato do filho de Jair Bolsonaro

‘Ninguém pode concordar’, diz Motta sobre trama de Eduardo Bolsonaro nos EUA
‘Ninguém pode concordar’, diz Motta sobre trama de Eduardo Bolsonaro nos EUA
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse não ser possível concordar com a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos.

Fora do Brasil desde março, o parlamentar articula com integrantes do governo de Donald Trump uma série de retaliações ao Brasil pelo que considera “perseguição política” ao seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para o chefe da Câmara, “ninguém pode concordar” com esse tipo de ação. “Cada parlamentar tem sua autonomia e sua liberdade para agir de acordo com o que acha ser importante”, destacou Motta em entrevista à revista Veja nesta segunda-feira 11. “Não posso concordar com a atitude de um parlamentar que está fora do País, trabalhando muitas vezes para que medidas cheguem ao seu país de origem e tragam danos à economia do País.”

Questionado sobre uma possível perda do mandato em razão das faltas, Motta prometeu “tratamento igualitário” quando a situação do deputado entrar em debate. “[Ele] poderia até estar defendendo politicamente algo em que acredita, defendendo a inocência do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas nunca atentando contra o País. Porque, quando isso acontece, eu penso que nem os seus eleitores, nem os seus apoiadores concordam.”

Na semana passada, o presidente da Câmara reforçou que não há previsão legal para Eduardo exercer seu mandato a distância. Estão sobre a mesa de Motta diversas representações contra o bolsonarista por atentado à soberania nacional.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo