Política
Nas redes, Lula celebra um ano de vitória eleitoral contra Bolsonaro
Era 30 de outubro de 2022 quando as urnas mostraram Lula com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% de Bolsonaro


O presidente Lula (PT) celebrou, nesta segunda-feira 30, o primeiro ano da sua vitória eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL). A celebração foi feita com uma publicação nas redes sociais.
“Há um ano, a democracia vencia nas urnas. De lá pra cá retomamos programas sociais, reduzimos o desmatamento e o desemprego, recuperamos a imagem do Brasil no mundo e a vida melhorou”, escreveu o petista em seu perfil no X, antigo Twitter.
“O que você está achando e como está se sentindo 1 ano depois?”, finalizou Lula na postagem.
Há um ano, a democracia vencia nas urnas. De lá pra cá retomamos programas sociais, reduzimos o desmatamento e o desemprego, recuperamos a imagem do Brasil no mundo e a vida melhorou. O que você está achando e como está se sentindo 1 ano depois?
— Lula (@LulaOficial) October 30, 2023
Bolsonaro, por sua vez, não fez qualquer comentário sobre o aniversário da sua derrota nas urnas.
Relembre o resultado
Há um ano, a apuração liderada pelo Tribunal Superior Eleitoral marcava 50,90% dos votos válidos para Lula, contra 49,10% de Bolsonaro no 2º turno. O resultado, ainda que apertado, apenas cerca de 2 milhões de votos, deu vitória do petista, eleito, naquela ocasião, para um terceiro mandato como presidente.
Os dois tinham chegado ao segundo degrau do pleito daquele ano após uma disputa também apertada no 1º turno. 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro conquistou 43,2%. A diferença em volume de votos foi de 6 milhões. Nessa etapa da disputa, o terceiro lugar ficou com Simone Tebet (MDB), que apoiou Lula na etapa seguinte e veio a se tornar ministra do Planejamento no novo governo.
Após a vitória daquele 30 de outubro, em um discurso em São Paulo, Lula também citou a democracia:
“Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais – e não menos democracia”, dizia um dos trechos principais do discurso do petista. Relembre a íntegra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Gleisi diz que Lula protegeu Haddad ao afirmar que não alcançaria déficit zero em 2024
Por Victor Ohana
As autocríticas (veladas) de Lula sobre seu terceiro mandato
Por André Barrocal
Relator da LDO diz estar à disposição do governo Lula para discutir nova meta fiscal
Por Victor Ohana
Moraes manda soltar bolsonarista que ameaçou Lula e ministros do STF
Por CartaCapital
Lula diz ter dúvida sobre Dino no governo ou no STF: ‘Onde será melhor para o Brasil?’
Por CartaCapital
Lula descarta intervenção das Forças Armadas no Rio: ‘Enquanto eu for presidente, não tem GLO’
Por CartaCapital