Política

‘Não vejo como não estarmos na base do governo Lula’, diz presidente do PDT

Carlos Lupi afirma não ter feito exigências para aliança no 2º turno e sinaliza que seu partido não tende a compor ministério do novo governo

Lula e Carlos Lupi. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou nesta sexta-feira 4 que a tendência é de seu partido compor a base de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional. A bancada pedetista começará a legislatura com 17 deputados e 3 senadores.

No primeiro turno, o candidato pedetista à Presidência, Ciro Gomes, recebeu 3% dos votos válidos e terminou a disputa em quarto lugar, atrás de Lula, Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB).

“Não tivemos a reunião ainda, mas não vejo como a gente não estar na base do governo”, afirmou Lupi a CartaCapital..

Segundo o pedetista, seu partido não fez “qualquer exigência ou condição” para se aliar a Lula no segundo turno.

“Nem sequer foi ventilada qualquer proposta de qualquer cargo. Temos de apoiar o governo neste momento, pela gravidade que o País vive. Temos de sair dessa divisão de brasileiros, construir um Brasil para todos, incluindo até aqueles que não conseguem entender a gente.”

Questionado sobre a chance de o PDT pleitear uma vaga em um dos ministérios de Lula, Lupi afirmou que o novo presidente “terá de articular muitos apoios”, uma vez que um bloco de esquerda e centro-esquerda não será suficiente para garantir maioria na Câmara e no Senado. O presidente pedetista sinaliza, portanto, ter compreensão de que seu partido pode não ser contemplado na composição das pastas.

“Já falei para o Lula que temos de colocar como prioridade a consolidação dessa base de apoio, em cima de projetos, de programas, de compromissos democráticos e populares”, avalia Lupi, para quem Lula não terá “grande dificuldade” para conquistar o apoio de parlamentares do Centrão que, hoje, estão com Bolsonaro.

“Essas pessoas são bem pragmáticas. Tendo um governo que é sucesso e que pode dar a eles o que garanta sua base, com suas obras e os espaços políticos que acham necessários para manter seus votos, isso se compreende. Precisa só ter muito cuidado para isso não significar desvio de dinheiro público.”

Assista à íntegra da entrevista:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo