Mundo
Não quero uma invasão terrestre dos EUA na Venezuela, diz Lula
O presidente americano, Donald Trump, ordenou uma grande mobilização militar no Caribe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou, nesta terça-feira 4, uma possível incursão terrestre dos Estados Unidos na Venezuela e reiterou sua disposição de mediar o conflito entre os dois países.
O presidente americano, Donald Trump, ordenou uma grande mobilização militar no Caribe para operações de combate ao tráfico de drogas que já deixaram dezenas de mortos.
“Não quero que a gente chegue a uma invasão terrestre” da Venezuela por forças militares dos Estados Unidos, declarou Lula em Belém, no Pará, durante uma entrevista a agências de notícias internacionais, incluindo a AFP.
“Eu disse ao presidente Trump” durante uma reunião em Kuala Lumpur, Malásia, no mês passado, que “problema político a gente não resolve com armas. A gente resolve com diálogos”, acrescentou.
Lula, que está em Belém para liderar a cúpula de líderes da COP30 na quinta e na sexta-feira (6 e 7 de novembro), afirmou que os Estados Unidos poderiam tentar ajudar os países em seu combate ao tráfico de drogas em vez de tentar “atirar contra esses países”.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusado por Trump de liderar um cartel de drogas, afirma que o verdadeiro objetivo de Washington é “impor uma mudança de regime” em Caracas e apoderar-se do petróleo venezuelano.
Lula indicou que a questão será abordada em uma cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), agendada para 9 e 10 de novembro na cidade colombiana de Santa Marta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados
Por AFP
Trinidad e Tobago coloca exército em ‘alerta geral’ após crise entre EUA e Venezuela
Por AFP
Trump diz que não planeja ataques à Venezuela
Por AFP



