Política

‘Não queremos mais Bolsonaro, queremos o Exército’, diz manifestante em SC

Após apelo do atual presidente para que sejam desbloqueadas as rodovias, líder do movimento nem Santa Catarina defende intervenção militar

Foto: Mauro PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

Vídeo gravado por manifestantes que ocupam as rodovias em Rio do Sul, Santa Catarina, mostram um homem, identificado como o líder do movimento golpista, pedindo que o Exército entre em campo para “botar ordem” no País.

A mudança de tom dos manifestantes aconteceu após o presidente derrotado, Jair Bolsonaro (PL), pedir que seus apoiadores desobstruam as estradas. 

Sem nenhuma prova ou indício, os manifestantes alegam que houve fraude no pleito do último dia 30 e exigem intervenção federal ou que sejam realizadas novas eleições. 

“Temos que ter noção de uma coisa: nós não temos mais presidente. Não queremos mais o Jair Messias Bolsonaro como presidente. Queremos, sim, uma intervenção militar. Queremos o Exército para vir botar (sic) a ordem em nosso país”, diz o homem.

Apesar do reconhecimento do resultado das eleições por diversas autoridades brasileiras, inclusive de integrantes do governo do ex-capitão, os manifestantes continuam protestando. 

“O pessoal que está para assumir está fugindo das quatro linhas da Constituição faz muito tempo. Não vamos aceitar. Nós queremos o Exército brasileiro tomando a frente e queremos eles de volta no poder, porque não queremos corruptos, ladrões”, diz o homem.

Que conclui: “Nós queremos o Exército, não queremos mais o Bolsonaro. Nós queremos o Exército brasileiro nas ruas”

Segundo o jornal Metrópoles, organizadores dos atos têm pedido aos manifestantes que descolem as manifestações do pedido de intervenção militar e do presidente. 

Circulam mensagens pedindo que não sejam mostradas faixas pedindo golpe militar ou que se utilizem camisetas relacionadas com Bolsonaro. 

“Estamos aqui para fazer com que o Exército, as Forças Armadas cumpram seu papel constitucional, segundo juramento que fizeram à bandeira durante a incorporação, que é defender o povo brasileiro e a soberania do Brasil contra qualquer ameaça neste momento. O povo brasileiro está sendo ameaçado pelo comunismo do PT”, argumentam.

Os manifestantes têm constantemente mencionado o artigo 142 da Constituição Federal, que determina o papel das Forças Armadas, como justificação para um pedido de intervenção. 

No entanto, tal interpretação da norma não tem respaldo jurídico, não autorizando a atuação do Exército como “poder moderador”. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo