Política

‘Não julge avós e mães por seu conceito medíocre’, diz Lula a Mourão

Em carta, ex-presidente critica declarações do vice de Bolsonaro sobre famílias pobres criadas por mães e avós serem “fábrica de desajustados”

Lula criticou duramente o vice de Bolsonaro e lembrou que foi criado por uma mãe analfabeta
Apoie Siga-nos no

Em carta escrita na prisão, o ex-presidente Lula criticou duramente o general Mourão, vice na chapa de Bolsonaro à Presidência. Na segunda-feira 17, o ex-militar disse que famílias pobres “sem pai e avô”, mas com mãe e avó, são “fábricas de desajustados” que fornecem mão de obra ao tráfico de drogas.

Leia também:
Após fala de Mourão, Sheherazade adere à campanha contra Bolsonaro
Como Dom Pedro I, Mourão quer Constituição “digna dele próprio”

“General Mourão, não julgue avós e mães pobres pelo seu conceito medíocre sobre a espécie humana. Se o senhor já pensava assim não deveria ter chegado a general e muito menos querer ser vice-presidente”, escreveu Lula.

“Eu e sete irmãos fomos criados por uma mulher analfabeta chamada Dona Lindu e duvido que exista alguém na sociedade brasileira que educou os filhos melhor do que ela. Pode ter igual, melhor nunca. General, um conselho, faça um curso sobre o Humanismo”, completou o ex-presidente.

A declaração de Mourão repercutiu não apenas no campo progressista, mas também entre personalidades conservadoras, a exemplo da jornalista Rachel Sheherazade, conhecida por seus posicionamentos contra os direitos humanos. Ela chegou a aderir à campanha #Elenão, organizada por mulheres que se opõem ao candidato do PSL.

Assim como Lula, a jornalista também lembrou que foi criada por sua mãe. “Sou mulher. Crio dois filhos sozinha. Fui criada por minha mãe e minha avó. Não. Não somos criminosas. Somos heroínas! #elenao”, escreveu a jornalista.

 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar