Política

‘Não é patriota quem destrói patrimônio público’, afirma Bruno Dantas ao tomar posse como presidente do TCU

Cerimônia contou com presença de Lula e chefes de Poderes, mas não de Bolsonaro

Foto: Reprodução redes sociais
Apoie Siga-nos no

O ministro Bruno Dantas criticou nesta quarta-feira, ao tomar posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que realizaram atos de vandalismo em Brasília na segunda-feira. Dantas disse que “não é patriota” quem “destrói o patrimônio público ou privado”.

A cerimônia foi acompanha por diversas autoridades, entre elas o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os chefes do Legislativo e do Judicário. Convidado, o presidente Jair Bolsonaro, no entanto, não compareceu.

— Não é patriota quem prega violência, quem destrói o patrimônio público ou privado, quem agride ou fere terceiros por diferenças ideológicas, quem se arma para derramar o sangue dos seus patrícios — discursou Dantas, sendo aplaudido.

Estavam presentes os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, também ganhou assento na mesa principal de autoridades. Bruno Dantas afirmou que a quebra de protocolo ocorreu a seu pedido, afirmando que Moraes “encarna o vigor das instituições brasileiras”.

— Quebrei o protocolo e fiz que estivesse presente aqui na nossa mesa este homem que encarna o vigor das instituições brasileiras na defesa da democracia, excelentíssimo senhor ministro Alexandre de Moraes.

O ministro também exaltou a auditoria das urnas eletrônicas realizada pelo tribunal e defendeu o combate à pobreza e à fome.

Dantas já exercia interinamente o comando do tribunal desde julho, quando a ex-ministra Ana Arraes deixou a presidência e se aposentou. O ministro Vital do Rêgo tomou posse como vice-presidente. O mandato dos dois terá duração de um ano, com a possibilidade de reeleição.

Lula sentou-se na primeira fileira, ao lado do ex-presidente José Sarney (MDB) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

Apesar da ausência de Bolsonaro, alguns ministros do governo federal estiveram na posse, como Paulo Guedes (Economia), Carlos França (Relações Exteriores) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo