Política

‘Não basta votar no Lula. Se a gente não tiver maioria no Congresso, ficará fragilizado’, diz o ex-presidente

Em evento do PCdoB no Rio, o ex-presidente defendeu ‘fazer com que a Petrobras volte a ser do povo brasileiro’

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula afirmou neste sábado 26 que, nas eleições de outubro, não basta votar no PT para a Presidência da República. É necessário, frisou, olhar com atenção para o pleito que renovará o Congresso Nacional. O petista participou do Festival Vermelho – Florescer a Esperança, em Niterói (RJ), uma comemoração pelo centenário do Partido Comunista do Brasil.

Lula fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, a quem se referiu como “um fascista que não só não fez nada para o povo, como destruiu as instituições e os programas sociais que incluíram milhões de brasileiros no crescimento e no desenvolvimento”.

Em uma campanha que será “acirrada”, prosseguiu o ex-presidente, “não basta votar no Lula, é importante ter em conta o que está acontecendo no Brasil”. Ao criticar o orçamento secreto, instrumento ao qual o governo Bolsonaro recorreu para facilitar a aprovação de projetos e enterrar as chances de impeachment, Lula disse ser necessário “saber que, além de eleger o presidente, temos de eleger deputados e deputadas, senadores e senadoras”.

“Se a gente não construir maioria, vai ficar fragilizado. E você já ouviu o recado do [deputado] Ricardo Barros: qualquer presidente eleito tem de saber que comerá na mão da Câmara dos Deputados”.

Ao fazer menção indireta a possíveis eixos de um plano de governo, Lula defendeu “colocar o povo pobre no orçamento do Estado” e fazer com que a Petrobras “volte a ser do povo brasileiro”.

“Temos de ter coragem de não deixar privatizar os Correios, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal”, acrescentou. “Preparem-se: vamos abrasileirar o preço do combustível, do gás de cozinha e do óleo diesel.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo