Política

‘Não aceito que Trump meta o bedelho’, diz Mourão sobre processo contra Bolsonaro

Ao anunciar o tarifaço, o magnata espalhou desinformação sobre a investigação da trama golpista

‘Não aceito que Trump meta o bedelho’, diz Mourão sobre processo contra Bolsonaro
‘Não aceito que Trump meta o bedelho’, diz Mourão sobre processo contra Bolsonaro
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é relator do caso. Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou nesta terça-feira 15 que o processo no Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — de quem foi vice entre 2019 e 2022 — é um problema do Brasil e que não aceita interferência dos Estados Unidos no caso.

A declaração ocorreu em uma audiência da Comissão de Relações Exteriores voltada a debater a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump às importações de produtos brasileiros.

“Não aceito que o Trump venha meter o bedelho em um caso que é interno nosso”, disse o general da reserva. “Há uma injustiça sendo praticada contra o presidente Bolsonaro? Há uma injustiça sendo praticada, mas compete a nós brasileiros resolvermos isso.”

Ao anunciar o tarifaço, na última quarta-feira 9, Trump espalhou desinformação sobre o processo contra Bolsonaro, alegando haver uma “caça às bruxas” e pedindo que o julgamento não aconteça.

Na noite da segunda-feira 14, a Procuradoria-Geral da República enviou ao STF suas alegações finais e reforçou a acusação de que Bolsonaro liderou uma organização criminosa voltada a concretizar a trama golpista.

A tendência é que a Corte julgue o chamado núcleo crucial do golpe — integrado por Bolsonaro e outras sete pessoas — ainda neste ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo