Mundo

Na Palestina, Mauro Vieira classifica como ‘ilegal e imoral’ ação de Israel em Gaza

Ministro criticou Israel e a comunidade internacional pela ‘clara insuficiência da ajuda humanitária’

O chanceler Mauro Vieira. Foto: Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou neste domingo 17 como “ilegal e imoral” as iniciativas de Israel que negam comida, água e medicamentos a civis em Gaza. O chanceler está em Ramala, capital da Autoridade Nacional Palestina.

Vieira participou da cerimônia de outorga, ao Presidente Lula, do título de Membro Honorário do Conselho dos Curadores da Fundação Yasser Arafat

Em seu discurso, ao referir-se ao drama humanitário em Gaza, Mauro Vieira criticou Israel e a comunidade internacional pela “clara insuficiência da ajuda humanitária desde o início do atual conflito”.

“A credibilidade do atual sistema internacional de governança está debaixo dos escombros de Gaza”, afirmou.

O Ministro fez também um balanço das iniciativas brasileiras em favor do fim das hostilidades em Gaza desde outubro de 2023 e do histórico apoio do Brasil ao reconhecimento da Palestina como Estado e à sua admissão como membro pleno da ONU.

Antes do regresso a Amã, capital da Jordânia, Mauro Vieira reuniu-se com o primeiro-ministro da Palestina Mohammed Shtayyeh.

Segundo o Itamaraty, os dois conversaram sobre a crise em Gaza e da crescente tensão na Cisjordânia e em outros países da região. Discutiram ainda estratégias conjuntas para alcançar o objetivo de tornar a Palestina membro pleno da ONU.

O ministro brasileiro começou sua viagem ao Oriente Médio na última sexta-feira 15 e deve retornar nesta terça-feira 20. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, além de Ramala e Amã, o roteiro de Mauro Vieira inclui Beirute, no Líbano e Riade, na Arábia Saudita.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo