Política

Mulher investigada por ser funcionária fantasma de Bolsonaro recebe apoio de Flávio para ser vereadora

Wal do Açaí aparece em vídeo ao lado do senador, que diz: ‘levou pedrada por estar no entorno de Bolsonaro’

A família Bolsonaro junto à Wal do Açaí. Foto: Reprodução/Facebook Wal do Açaí
Apoie Siga-nos no

Uma ex-funcionária de gabinete do presidente Jair Bolsonaro em seus tempos de deputado federal, que é investigada por supostamente ter sido uma assessora fantasma, recebeu apoio do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) à sua pré-campanha para vereadora de Angra dos Reis (RJ).

Wal do Açaí (como se denomina nas redes sociais) é Walderice Santos da Conceição e esteve com o senador na última semana na inauguração de uma sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade.

Lá, Flávio gravou um vídeo com Wal no dia 4 de julho, chamando-a de “Wal do Bolsonaro” e endossando o apoio da família à mulher, que é investigada pela Procuradoria do Distrito Federal por receber salário como servidora pública e não atuar no gabinete de Bolsonaro.

Em uma reportagem de janeiro de 2018, a Folha de S. Paulo encontrou Wal na Vila Histórica de Mambucaba, a 50 quilômetros de Angra dos Reis, onde fica a casa de veraneio do deputado. No local, ela mantém um pequeno estabelecimento comercial que vende açaí e cupuaçu. Seu marido prestava serviços de caseiro a Bolsonaro.

Enquanto cuidava do negócio, ela recebia R$ 1,351,46 como funcionária do gabinete do então deputado Bolsonaro. No entanto, ela aparentemente não desempenhava funções ligadas à atividade parlamentar do ex-parlamentar. Na ocasião, Bolsonaro afirmou a repórteres da Folha que a servidora reportava a ele ou ao seu chefe qualquer “problema na região”.

Apesar do processo na Procuradoria, ainda não houve recolhimento de depoimento de Walderice desde 2018.

“Meus amigos aqui de Angra dos Reis, tô aqui com Denilson, e com a Wal do Bolsonaro, que é uma referência pra mim aqui na região de Angra, uma pessoa dedicada e trabalhadora que, a exemplo de várias pessoas que estão no entorno do presidente Jair Bolsonaro, levam pedrada porque são pessoas corretas, honestas, corretas e que só querem fazer o bem para o próximo”, diz Flávio, referindo-se a Wal e a seu marido.

“Wal, todo nosso apoio. Ela é pré-candidata a vereadora aqui do município de Angra dos Reis, tem o nosso apoio. Que Deus ilume sua caminhada. Denilson, conte com a gente.”, conclui o senador.

(Foto: Reprodução/Facebook/ Wal do Açaí Pré-Candidata a Vereadora)

Wal se demitiu após jornalistas terem conversado com ela em seu local de trabalho, onde ela teria afirmado que era a funcionária citada por Guilherme Boulos (então candidato à presidência pelo PSOL) em um debate na época das eleições. Boulos perguntou para Bolsonaro “Quem era Wal?”. Depois, Bolsonaro confirmou sua exoneração e disse que o crime de Wal “era dar água para seus cachorros”.

 

Outras supostas funcionárias fantasmas por diferentes membros da família são Nathalia Queiroz – filha de Fabrício Queiroz -, Danielle Mendonça e Raimunda Magalhães – ex-esposa e mãe de Adriano da Nóbrega, chefe de milícia morto em fevereiro de 2020 -, e Nadir Barbosa, uma idosa que afirma nunca ter trabalhado para Carlos Bolsonaro, apesar de estar na lista de assessores do vereador do Rio até janeiro de 2019.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo