Política
Mudança no Turismo: Daniela deve entregar o cargo nesta quinta-feira
A ministra dará lugar ao deputado Celso Sabino (União-PA), próximo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)
O presidente Lula deve sacramentar nesta quinta-feira 6 a troca no comando do Ministério do Turismo: Daniela Carneiro (União-RJ) dará lugar ao deputado Celso Sabino (União-PA).
A expectativa é que Daniela entregue uma carta de demissão a Lula, na tarde desta quinta, durante reunião no Palácio do Planalto.
Escolhida após articular o apoio ao petista na Baixada Fluminense no segundo turno, Daniela está em vias de deixar o União e se filiar a outra legenda – possivelmente o Republicanos, embora seu presidente, Marcos Pereira, negue a intenção de compor a base do governo.
Sabino, por sua vez, é aliado do presidente do União, Luciano Bivar, e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Aliados do deputado esperavam a concretização da troca em junho, mas a definição foi adiada. O governo usou as viagens internacionais de Lula como uma justificativa para postergar a mudança.
Desde então, o presidente busca uma forma de, ao mesmo tempo, contemplar o União Brasil em busca de mais votos na Câmara e não desagradar por completo o grupo político de Daniela e de seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos).
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula rebate pressão do Centrão: ‘Nísia foi escolhida por mim e ficará até quando eu quiser’
Por CartaCapital
Lula se refere a Bolsonaro como ‘titica’ em evento no Paraná
Por CartaCapital
Cuba está impedida de crescer pelo bloqueio americano, diz Lula
Por CartaCapital



