Política

Múcio diz que não é momento de discutir mudança no artigo 142 da Constituição

O texto trata do papel das Forças Armadas: ‘Precisamos que o 8 de janeiro fique mais distante para a gente discutir sem emoção’

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou nesta terça-feira 31, que é contra neste momento a elaboração de uma suposta PEC para regulamentar o artigo 142 da Constituição que trata do papel das Forças Armadas.

De acordo com a CNNBrasil, integrantes do PT avaliam mudar o texto para deixar claro quais são os direitos e deveres dos militares.

“A gente pode discutir o 142 e outros temas, mas primeiros precisamos que as coisas aconteçam, pacifiquem, que o 8 de janeiro fique mais distante para a gente discutir sem emoção”, disse o ministro em entrevista à emissora. “Não sei se é a hora de se discutir isso”.

Na conversa, Múcio reconheceu que o artigo “dá margem para intepretações”, mas que desde que foi escrito “não atropelou”.

Na Constituição,o texto diz que “as Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o mandato do ex-capitão e após a sua derrota, citavam o artigo ao pedir uma intervenção militar.

“Às vezes dá impressão que estamos no terceiro turno das eleições”, acrescentou o titular da pasta. “Eu torço muito para que a gente deixe a poeira baixar, que a gente pacifique este País”.

Múcio declarou ainda que as relações entre o governo Lula (PT) e as Forças Armadas estão pacíficas após os atos terroristas em Brasília. “Hoje temos agendas pró-ativas e nem tratamos mais do que passou [o 8 de janeiro]”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo