Política

MPF pede suspensão de indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada

Ministério Público Federal pede que governo considere critérios relacionados à carreira diplomática

MPF pede suspensão de indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada
MPF pede suspensão de indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada
Foto: Vinícius Loures/Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) pediu a suspensão da indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para a embaixada brasileira em Washington. A solicitação ocorreu nesta segunda-feira 12, por meio de ação civil pública na Justiça Federal, com pedido de liminar.

Segundo o MPF, o governo deve considerar critérios que integrem a carreira diplomática, como reconhecido mérito em atividades diplomáticas, relevantes serviços diplomáticos prestados ao país e ao menos três anos de experiência em atividades na área. Na falta destes requisitos, a ação solicita revogação ou sustação do trâmite.

A ação está nas mãos da juíza Flávia Nolasco, da 16ª Vara Federal de Brasília. A magistrada pediu com urgência que o MPF esclareça aspectos técnicos da solicitação, em até dez dias, para que o processo não seja extinto.

O Ministério ajuiza a solicitação um dia depois que o partido Cidadania recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a indicação de Eduardo. Em documento, a sigla acusa a possível nomeação de flagrante nepotismo e argumenta que, na falta de qualificações necessárias ao cargo, “vem à tona a única e real motivação que levaria a autoridade coatora a indicar o Sr. Eduardo Nantes Bolsonaro para a função de tamanha importância e complexidade: a relação de consanguinidade”.

O governo americano concedeu, na semana passada, o agrément, uma praxe diplomática de demonstração de concordância com a indicação. Com o aval dos EUA, Eduardo deve ser avaliado pelo Senado Federal, por meio de sabatina e votação. Em defesa das atribuições do filho, o presidente da República argumenta que Eduardo sabe falar inglês, espanhol, fez intercâmbio e é amigo da família do presidente Donald Trump.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo