Política

MP vai à Justiça contra município do Rio por homenagem a Mussolini

O órgão sustenta que a ‘odiosa homenagem’ ofende o princípio democrático

Itaperuna (RJ). Foto: Divulgação/DNIT
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público do Rio de Janeiro ingressou com uma ação na Justiça para que o município de Itaperuna altere o nome de uma rua que faz homenagem ao ditador fascista italiano Benito Mussolini.

Na ação contra o município e a Câmara de Vereadores, o MP critica a “odiosa homenagem [que] ofende os princípios democrático, republicano e da dignidade da pessoa humana”. O órgão pede o estabelecimento do prazo de 30 dias para a concretização da mudança.

Ao ser acionada pelo MP, a Câmara informou que o rito seguiu o processo legislativo e argumentou que os nomes das ruas não podem ser alterados, devido a uma lei municipal. O MP pediu, então, que essa determinação legal seja considerada inconstitucional.

Benito Mussolini foi o líder do Partido Nacional Fascista na primeira metade do século XX e símbolo de uma ideologia política baseada no autoritarismo, na exacerbação do nacionalismo e na perseguição a minorias.

Até o momento, a prefeitura e a Câmara Municipal de Itaperuna não se pronunciaram sobre a ação civil pública protocolada pelo Ministério Público.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo