Política
MP vai à Justiça contra município do Rio por homenagem a Mussolini
O órgão sustenta que a ‘odiosa homenagem’ ofende o princípio democrático


O Ministério Público do Rio de Janeiro ingressou com uma ação na Justiça para que o município de Itaperuna altere o nome de uma rua que faz homenagem ao ditador fascista italiano Benito Mussolini.
Na ação contra o município e a Câmara de Vereadores, o MP critica a “odiosa homenagem [que] ofende os princípios democrático, republicano e da dignidade da pessoa humana”. O órgão pede o estabelecimento do prazo de 30 dias para a concretização da mudança.
Ao ser acionada pelo MP, a Câmara informou que o rito seguiu o processo legislativo e argumentou que os nomes das ruas não podem ser alterados, devido a uma lei municipal. O MP pediu, então, que essa determinação legal seja considerada inconstitucional.
Benito Mussolini foi o líder do Partido Nacional Fascista na primeira metade do século XX e símbolo de uma ideologia política baseada no autoritarismo, na exacerbação do nacionalismo e na perseguição a minorias.
Até o momento, a prefeitura e a Câmara Municipal de Itaperuna não se pronunciaram sobre a ação civil pública protocolada pelo Ministério Público.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.