Política
MP-SP pede inquérito contra vereadora do PL que chamou professores de ‘vagabundos’
A ofensa de Zoe Martinez se amolda, em tese, ao crime de injúria, sustenta o órgão
A promotora de Justiça Daniela Hashimoto solicitou que a Polícia Civil abra um inquérito contra a vereadora de São Paulo Zoe Martinez (PL) pela publicação de um vídeo no qual chama de “vagabundos” professores municipais que protestavam em frente à Câmara Municipal.
No documento, a representante do Ministério Público paulista sustenta que o episódio demanda “melhor apuração” por ser um caso que, “ao menos em tese, amolda-se” ao crime de injúria. Em nota, a parlamentar bolsonarista disse que sua declaração não continha “desqualificação a professores ou servidores públicos diretamente”.
A manifestação da promotora decorre de uma representação movida contra Zoe pela deputada federal Luciene Cavalcante e pelo deputado estadual Carlos Giannazi, ambos do PSOL. Eles argumentam que as ofensas da vereadora “desmerecem o importante trabalho dos profissionais da educação” e “desrespeitam o legítimo exercício do direito de greve”.
“Dá para ouvir daqui a gritaria? Olha, ela [a janela] está fechada. Plena quarta-feira. Horário de o povo estar trabalhando. Os manifestantes de esquerda”, afirmou a bolsonarista no vídeo, gravado no interior de seu gabinete na Câmara Municipal. “Gente, que dor de cabeça do inferno. Vão trabalhar, seus vagabundos.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Câmara ‘excedeu sua competência’ ao suspender ação penal contra Ramagem no STF, diz Gleisi
Por CartaCapital
Mulher branca, bonita e rica incomoda vocês, diz vereadora do Novo a servidores em SP
Por CartaCapital



