Política

MP oferece acordo a Marçal para encerrar o caso da expedição ao Pico dos Marins

O órgão denunciou o coach por ‘expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente’ no interior de São Paulo

MP oferece acordo a Marçal para encerrar o caso da expedição ao Pico dos Marins
MP oferece acordo a Marçal para encerrar o caso da expedição ao Pico dos Marins
Pablo Marçal no Pico dos Marins, em 2022. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público de São Paulo propôs um acordo para Pablo Marçal (PRTB) pagar 273,2 mil reais e arquivar o processo que o acusa de colocar em risco 32 pessoas em uma expedição ao Pico dos Marins, em Piquete (SP), em 2022.

O órgão denunciou o coach por “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”. A pena prevista é de detenção de três meses a um ano.

Apesar de denunciar Marçal, o MP ofereceu a possibilidade de transação penal, por meio da qual o acusado pagaria o equivalente a 180 salários mínimos. O montante chegaria a uma entidade com destinação social.

O acordo se aplica a casos de menor gravidade ou com pena inferior a dois anos.

Após o MP apresentar a denúncia, em 7 de março, a juíza Rafaela Glioche, da Comarca de Piquete, mandou a defesa de Marçal se manifestar em até 15 dias.

Conforme a acusação do MP-SP, a chuva se intensificou quando o grupo liderado por Marçal subia a trilha rumo ao cume, “com pouca visibilidade, o que tornava o trajeto inóspito, permeado de lama e pedras escorregadias, afora o risco de hipotermia”.

Marçal, porém, chamou o guia de “covarde” e desdenhou dos alertas, segundo a denúncia. A expedição ocorreu entre 4 e 5 de janeiro de 2022, um período contraindicado, “sob o infundado pretexto de que as vítimas por ele guiadas precisariam correr riscos, enfrentando a natureza hostil daquele período, sem o que não seriam capazes de vencer e prosperar na vida”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo