Política

MP investiga governo do DF por ‘sonegar’ informações sobre visita de Jair Renan a Celina Leão

Secretaria do Esporte afirmava que sigilo teria sido imposto para não colocar em risco o Estado e Jair Renan

Créditos: Reprodução TV Globo
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público investiga a Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal por “sonegar” informações sobre supostas encontros entre a então secretária e hoje vice-governadora, Celina Leão (PP) e  Jair Renan Bolsonaro.

O pedido de registro de visitas foi solicitado pelo secretário Marivaldo de Castro Pereira, do Ministério da Justiça, via Lei de Acesso à Informação. Na justificativa da requisição, Pereira pontuou que Renan chegou a ser investigado pela Polícia Federal por tráfico de influência após receber da pasta um escritório para sua empresa no estádio Mané Garrincha, em caso que já foi arquivado.

A Secretaria recusou o pedido e decretou sigilo sobre o que foi discutido nas reuniões, que ocorreram em 2020. Também não foram informados se houve outros participantes no encontro. 

Após ser decretado o fim do sigilo, a secretaria respondeu à Justiça que a visita foi de “cortesia” e “não há atos ou quaisquer documentos a serem disponibilizados”.

Antes do fim do sigilo, a justificativa da Secretaria para a não divulgação das informações era de que Renan não seria pessoa pública e “a divulgação das informações pode colocar em risco a segurança do Estado e a do próprio [então] Presidente da República”. Essa mesma questão foi usada para decretar sigilo de 100 anos em diversos outros atos e informações do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Na ação que discutiu a liberação dos dados, o Ministério Público apontou que “o controle de visitantes em edifícios públicos têm natureza pública, devendo prevalecer a transparência, o que não foi observado nem na esfera administrativa e nem mesmo após ter sido intimada para cumprir a decisão judicial”. 

À época, Jair Renan usou as redes sociais para divulgar que havia se encontrado com Celina para tratar sobre e-sports, em 22 de setembro de 2020. 

Participaram também da reunião o então assessor especial da Presidência Joel Novaes da Fonseca, que passou a aparecer em agendas do filho de Bolsonaro. Fonseca também esteve em encontros de Jair Renan com o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. 

Além das reuniões, Celina ainda possui outros vínculos com a família Bolsonaro. Ainda deputada federal, ela nomeou a mãe de Jair Renan, Cristina Siqueira Valle, como sua secretária parlamentar em 2021.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo