Política
Mourão descarta episódio semelhante à invasão do Capitólio no Brasil
‘Tenho absoluta certeza de que isso não irá ocorrer, quem quer que seja o vencedor em outubro deste ano vai levar a taça’, disse o general


O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) descartou nesta quarta-feira 9 um episódio semelhante à invasão do Capitólio no Brasil após as eleições de 2022. “Tenho absoluta certeza de que isso não irá ocorrer, quem quer que seja o vencedor em outubro deste ano vai levar a taça”, disse o general em entrevista à CNN Brasil. Ele também garantiu que as Forças Armadas vão respeitar o resultado das urnas.
A invasão do Capitólio, sede do parlamento americano, aconteceu em janeiro de 2021 após apoiadores do ex-presidente Donald Trump não aceitarem a vitória do então presidente eleito, Joe Biden.
Existe o temor dentro do meio político de que algo semelhante ocorra no Brasil caso o presidente Jair Bolsonaro não seja reeleito, considerando a aproximação ideológica dos apoiadores do governo com os simpatizantes de Trump e a desconfiança do bolsonarismo em relação às urnas eletrônicas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump sugere indultos para acusados de invasão do Capitólio em caso de retorno à Casa Branca
Por AFP
‘Ele vai passar a faixa direitinho e depois pode ir pra casa chorar’, diz Lula sobre Bolsonaro
Por Getulio Xavier