Política

Mourão confirma que não passará faixa a Lula: ‘Não compete a mim’

Atual vice de Bolsonaro, o agora senador eleito avaliou que esse seria um dever do ex-capitão, que, por sua vez, arranjou uma viagem aos EUA para não cumprir a responsabilidade

O General Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil. Foto: Suamy Beydoun/AGIF/AFP O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), cuja mulher é contratada pela Poupex. Foto: Suamy Beydoun/AGIF/AFP
Apoie Siga-nos no

O atual vice-presidente da República Hamilton Mourão confirmou, na tarde deste sábado 24, que não passará a faixa presidencial ao eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A possibilidade havia sido aventada porque Jair Bolsonaro (PL), atual presidente derrotado nas urnas, não participará da tradicional cerimônia de posse. A informação é de que o ex-capitão estará recluso no resort de Donald Trump nos Estados Unidos.

“Eu considero isso [o passamento da faixa presidencial] um dever e uma responsabilidade do presidente que sai. É um ato simbólico da troca de comando. O presidente da República já sinalizou que não deve participar dessa cerimônia. Ao tomar essa decisão, não compete a mim participar, porque não sou o presidente”, explicou Mourão ao site Metrópoles.

Com a ausência do presidente e do vice, ainda não está claro quem entregará a faixa presidencial para Lula, que assume o comando do País pela terceira vez no dia 1º de janeiro.

Na entrevista ao site, Mourão também foi questionado sobre as alegações de fraude eleitoral feita por bolsonaristas, que estão acampados em frente aos quartéis na tentativa de impedir que Lula tome posse. Segundo o general, a pauta dos aliados do ex-capitão não encontra amparo na realidade.

“Não posso dizer que tenha havido fraude nas urnas, porque não apareceu nenhuma prova concreta sobre essa questão”, afirmou. “O que eu julgo que aconteceu, como acontece ao longo da história do Brasil desde que nós instituímos o voto popular, é o voto de cabresto. O voto de cabresto ocorreu tremendamente no interior, em terra indígena, em áreas quilombolas, então, esse voto de cabresto houve”, avaliou em seguida.

Na conversa, o agora senador eleito disse que irá focar sua atuação no Congresso em ‘limitar os poderes do STF’, uma pauta da extrema-direita. A promessa já havia sido feita anteriormente. Ele tornou a defender, por exemplo, o fim das decisões democráticas, disse que irá atuar pelo impeachment de ministros que, na sua visão, cometerem abusos de autoridade e defendeu novamente a imposição de um mandato para os integrantes da Corte.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo