Política

Morre o ex-governador Almir Gabriel

Ele governava o Pará na época do massacre do Eldorado do Carajás

Morre o ex-governador Almir Gabriel
Morre o ex-governador Almir Gabriel
Apoie Siga-nos no

Morreu na manhã desta terça-feira 19, em Belém, o ex-governador do Pará Almir Gabriel. Ele tinha 80 anos e morreu, de falência múltipla dos órgãos, após um quatro de enfisema pulmonar e insuficiência cardíaca.

Almir Gabriel governava o estado em 1996, quando a polícia paraense matou 19 sem-terra no chamado massacre de Eldorado do Carajás.

Em nota, o PSDB, seu partido, lamentou o falecimento e disse que Gabriel “teve papel fundamental no desenvolvimento da região, lutando por mais investimentos em infraestrutura e melhorando a qualidade de vida do povo paraense”.

“Seu caráter irretocável e espírito de liderança estão arraigados nos princípios do PSDB, partido que ajudou a fundar em 1988, com outras lideranças como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador Mário Covas”, escreveu Sérgio Guerra, presidente da legenda.

Almir Gabriel, lembrou o dirigente tucano, foi senador constituinte e relator do texto da Ordem Social, presente na Constituição Federal Brasileira de 1988. “Expressamos nossa solidariedade aos familiares e à população do Pará.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo